terça-feira, outubro 10, 2006

LOUSÃ - Avalanche de BTT serra abaixo


Quase mil bicicletas a descer a Serra da Lousã ao mesmo tempo justifica bem o nome que a organização atribuiu à iniciativa que ontem teve lugar: Avalanche.

Ao atingir a sua 6.ª edição, a prova beneficiou da experiência adquirida em anteriores certames e da adesão de atletas - para além de centenas de meros amadores e curiosos -, que não quiseram perder a oportunidade de participar na maior prova de downhill que tem lugar no país.
Pedro Vilanova, do Montanha Clube, mostrou-se muito satisfeito, no final, pela forma como a prova decorreu, destacando o facto de não terem acontecido acidentes graves, para além de pequenos ferimentos, que sempre acontecem. Neste capítulo garantiu que foi dada a maior atenção às questões de segurança, com a presença de mais de 50 pessoas da organização nos controlos, ao longo dos trilhos, para além da GNR e bombeiros.
O principal responsável pela organização afirma que esta prova já é incontornável no panorama europeu da modalidade, tendo beneficiado dos apoios financeiros do Programa Comunitário das Aldeias do Xisto e do Licor Beirão, que permitiu o acompanhamento aéreo da jornada, com filmagens em simultâneo para o canal televisivo XTreme Sport.
Sendo uma prova sui generis no panorama competitivo ? até porque todos podem participar ?, é também motivo de ?convívio entre os atletas de downhill e free-ride, que andam toda uma época no picanço, mas chegam aqui com outro estado de espírito?, explicou Pedro Vilanova. Mesmo assim, houve quem se empenhasse a fundo para atingir os primeiros lugares. Foi o caso de espanhol Tomás Misser (1.º lugar), André Beato e Nuno Silva, ambos da Lousã, tal como Carina Padilha e Leonor Bandeira, melhores classificadas entre as mulheres. A demonstrar a heterogeneidade dos participantes, oriundos de vários pontos do país, está o facto da diferença horária entre a chegada à meta do primeiro e do último ter ultrapassado as duas horas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lei nº 34/2004, de 29.07

Anônimo disse...

Este tipo de iniciativas são sempre de louvar. E os mais ( e menos tb)jovens agradecem

Mª Albertina