quarta-feira, outubro 11, 2006

Puxar pela região Centro enquanto produto turístico


Pouco mais de um mês depois de ter tomado posse, Pedro Machado está apostado em revolucionar o conceito de Turismo na região Centro. Dentro de meio ano estará pronto o Plano Estratégico. Para já atraem-se autarcas e privados para a nova estratégia.É preciso pôr o turismo a mexer e puxar pela região Centro nesta área. É com este dinamismo e também confiança nas potencialidades turísticas desta zona do país que Pedro Machado encara o desafio que aceitou há pouco mais de um mês, quando tomou posse como presidente da Região de Turismo do Centro (RTC). Consciente das deficiências ? a falta de campos de golfe ou de unidades hoteleiras suficientes, a ausência de um aeroporto a menos de 60 quilómetros de Coimbra ou alguma falta de protagonismo que a região tem tido nos últimos tempos são apenas algumas ? Pedro Machado acredita que a região Centro tem atractivos e atributos suficientes para ir mais longe e capacidade para ombrear com outras regiões do país».Temos de acabar com o discurso miserabilista, dos coitadinhos entalados entre Lisboa e Porto. A região Centro deve assumir a sua relevância porque ela tem o que de melhor que existe a nível nacional», afirmou. O presidente da RTC transmitiu, durante um encontro informal no Hotel Astória, e é isso mesmo que pretende dizer aos autarcas dos 24 municípios que compõem a Região de Turismo do Centro, no decorrer de reuniões que tem marcadas com o objectivo de convidar cada um dos autarcas para serem parceiros estratégicos do novo desígnio» que pretende para o Turismo da Região Centro.
Os encontros arrancam hoje, com três concelhos do distrito de Viseu (Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e continuarão no próximo dia 18 com visitas a Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, do distrito de Leiria. Ainda antes do final deste mês, Pedro Machado deverá reunir também com os autarcas do distrito de Coimbra.Plano estratégico em seis meses. Há que reconhecer a enorme importância que os autarcas têm, quer para a promoção da marca, quer para o desenvolvimento do turismo na região Centro, preparando-se para levar aos presidentes de câmara um conjunto de novidades preparadas pela RTC.Um dos projectos mais importantes é a criação de um Plano Estratégico para o Turismo. O papel dos presidentes das autarquias, mas também dos privados (nomeadamente unidades hoteleiras e restaurantes, com os quais Pedro Machado reunirá na próxima sexta-feira) é fundamental para a concretização dos objectivos da nova RTC. Por isso, a Região de Turismo do Centro criou um Gabinete de Apoio ao Investimento a que municípios e investidores poderão recorrer para saber como, onde e em que moldes investir, com que apoios e com que lucros.Está também criado um plano de formação, desenvolvido pela Região de Turismo do Centro, onde será possível melhorar a qualificação» das pessoas que trabalham nesta área, especialmente nos Postos de Turismo, onde a informação é determinante para as escolhas do turistas. Para além disso, a RTC disponibiliza o seu pessoal técnico para ajudar autarquias e privados a normalizar a imagem gráfica dos suportes de promoção turística distribuídos na Região Centro. Uma aposta forte no Turismo, até porque, considera Pedro Machado, esta é a única área que pode ser uma salvação para muitos concelhos da Região Centro.

14 comentários:

Vítor Ramalho disse...

E as infra-estruturas para sustentar o Turismo?
O homem já aprendeu com o Sócrates. Será que vai montar uma agência de publicidade?

Anônimo disse...

Se não montar uma agencia ao menos que faça como o jaime das barbas , que monte qualquer burra de saias que lhe apareça à frente.É assim que se faz o turismo rural e pedonal atras dos eucaliptos ou de um monte de carqueja

Anônimo disse...

Pipoca, o jaime das barbas não precisa de ir para detras dos eucaliptos, tem lá as sectrtárias de 2 e 4 pernas.
Isso ele sabe fazer.

Anônimo disse...

Nem acredito no que estou para aqui a ver com estes comentarios.
Mas ele não é já incontinente?

Anônimo disse...

É do Continente é.

Anônimo disse...

joquinha, pergunta à Sofia Simoes das Piscinas que ela já te diz qual o grau de incontinência dele. Ou pensas que estar a chefiar um departamento da Camara (neste caso, dos Bombeiros) é á custa de quê.
Nem te passa pela cabeça.
Ele come e bem.

Anônimo disse...

Vos nescitis quidquam.
Proedo minorisfit proeda majoris.

Anônimo disse...

A FRASE ANTERIOR, TEM CÁ UMA CERTA PIADA, VINDA DE DONDEVEM !?...

Ele puxa é pela Madalena !...

Anônimo disse...

Coiatda da Sofia tão simpática e andar metida nisto.

Anônimo disse...

Infelizmente este tipo de comentário de baixo nivel prova que em poiares a maioria não passa de uns atrasados mentais e más linguas. Têm o que merecem.Vão-se f*** como se diz em bom português.

Anônimo disse...

Por isso é que o gajo se mantém lá estes anos todos.

Anônimo disse...

Pois é nem todos aqueles que fazem parte de Poiares pensam da mesma maneira, daí que "contra tudo e contra todos" ajudem a promover a sua região.
Sem falar de politica, mas se possivel questionando-os!
Desta forma demosntrando que se alguém faz algo para promover o turismo esse alguém foi o pessoal denominado de trás de serra das Lavegadas, criando um clube de pesca para promover "Aquilo que é considerado o troço de pesca À pluma mais importante da Europa" que se situa na Moura Morta.
Esses sim são os verdadeiros que em vez da crtica fácil tanto à esquerda como à direita resolveram fazer o mais dificil; Trabalhando.
http://mouramorta.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pois mas há muita gente que quer trabalhar e não deixam. deixa-te começar a ter um certo protagonismo que vais ver o que te fazem.

Anônimo disse...

Não sou eu que escrevo o blog, apenas aqui escrevi para transmitir que pelos vistos existe quem realmente gosta da vossa terra, sim porque eles estão a fazer por vocês o que vocês dificilmente fariam por eles ou mesmo por vocês; ajudar a promover a vossa terra,pois como eles não infrastuturas nem outros meios quem fica a ganhar acaba por ser Poiares.
Que estranha forma de agradecimento daqueles aos quais as pessoas de Poiares chamam "os de trás de serra".