domingo, março 11, 2007

POIARES - Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis

S ituações de perigo, sinalizadas pela Segurança Social, justificam a institucionalização de 2141 crianças da Região Centro. Os dados fornecidos pela Segurança Social abrangem os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Desse número, 1640 menores encontram-se, na sequência da intervenção no âmbito da promoção e protecção dos direitos da criança, confiados a lares de infância e juventude, enquanto as restantes 501 foram entregues a centros de acolhimento temporário.Entre as situações de perigo detectadas e que legitimaram a intervenção encontram-se casos de abandono, maus tratos físicos, sendo também vítimas de abuso sexual. A actuação da Segurança Social verificou-se ainda quando a criança não recebia os cuidados e afeição adequados à sua idade, em casos em que era obrigada a actividades ou trabalhos excessivos à sua idade, ou quando estava sujeita a comportamentos que afectavam gravemente a sua segurança ou equilíbrio emocional.
Uma das instituições que recebe crianças e jovens em perigo é a Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis que, nos centros instalados em Coimbra e em Olho Marinho Vila Nova de Poiares, acolhe actualmente 110 menores. Ao longo de 39 anos de existência, segundo a responsável da instituição, Teresa Granado, nunca como nos últimos anos ali chegaram casos tão problemáticos.
A Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis recebe crianças e jovens em risco oriundas de todo o país. "A integração é lenta e tem de ser feita com muito afecto".

13 comentários:

Anônimo disse...

Poiaresnses ajudem as crianças e jovens dessa Instituição, não com donativos à Instituição mas sim com "donativos" de carinho e acompanhamento directo com esse público que tanto precisa de nós!
Hoje em dia tanto se fala em pedifilia, exclusão social, violência, maus tratos físicos e psicológicos, enfim, uma sociedade quase "podre".
Mas a culpa é de todos nós!
Só há pedofilia, maus tratos físicos e psicológicos nas Instituições porque todos nós permitimos.
Uma pessoa por si só não pode mudar o Mundo mas, se todos vissem "as coisas" com o mesmo modo de ver... mudaríamos muitas coisas.
Não basta ter um teto e uma cama para dormir, não basta ter refeições "garantidas" é preciso sim que, TODOS NÓS, tenhamos consciência e conhecimento do que se passa dentro de muitas Instituições desta natureza.
Sei que não basta uma vigilância de 24 horas diárias (e como diz o ditado: quem não se guarda a si, não é bem guardado) só que estamos a falar de crianças e jovens que nunca (na sua grande maioria)tiveram qualquer tipo de acompanhamento por parte da famílias de que são oriundas. Chegadas a uma Instituição o que encontram? Crianças e jovens com características semelhantes.
Conheço algumas Instituições e confesso: há de vir a primeira que eu possa afirmar: "aqui há efectivamente um acompanhamento, aqui transpira AMOR, aqui as crianças são acompanhadas dia e noite, aqui elas têm um presente que fará com que o seu futuro seja bem diferente.
Abramos TODOS os olhos para que estas Instituições deixem de ser "depósito" de crianças e jovens em risco.

Anônimo disse...

E o medo instala-se, ninguém tem coragem, sequer, de fazer comentários.

Anônimo disse...

Pois sobre isto tudo tem cagufa. Mas porquê?
Apesar do seu mau aspecto o raio do bicho ainda não é arabe, mas lá que é metediço, lá isso é...

Anônimo disse...

E continuam todos caladinhos...
Porque têm medo de falar?

Anônimo disse...

Nem mais um comentário, é "arrepiante". De que terão medo?
Ajudem aquelas crianças e jovens; são crianças e jovens com um grau de risco muito elevado mas a continuação das mesma naquela instituição só agravará a situação.
Não tenham medo de denunciar toda e qualquer irregularidade desde que, tenham a certeza que ela existe; eu tudo tenho feito para tentar minimizar "os estragos".

Anônimo disse...

ola,sou a mara aquela que jogava futebol ja devem de saber quem é.pessoas dai de olho marinho e de poiares a andreia e a beta foram as minhas colegas de turmas e a betina a marta tambem eram.aprendi muito com o estilo de vida a que me foi atribuida nao é facil para uma criança se adaptar com isso.posso dizer que me foi roubada uma parte da minha infancia,pois tinha oito anos quando me vi metida num colégio que era para raparigas com problemas de drogas,roubos,contrabandos e etc.pois nao era lugar para mim,foi dito directamente para mim e para a minha irmã que quele lugar onde hoje é uma prisao foi me dito nao sei se é ou nao,aquilo era do tempo dos reis é bonito mas mete medo é inorme.é triste quando nós sentimonos bem ao pe dos nossos e de repente puf tamos noutro sítio desconhecido,mas fui criada com afacto,amor e carinho nao me posso queixar tenho saudades um dia vou fazer uma visita espero ainda ver alguem do meu tempo.sei que ainda continua ´lá a marta vi atravez da net continua na mesma,pois eu mudei muito do que era e o que sou hoje.ajudem porque aquelas crianças precisam,basta uma palavra ou uma brincadeira que elas agradecem.assim elas se sentem que preocupam com elas.assim não sentem medo porque sabem que tem pessoas que estao sempre por perto e isso faz elas felizes.fiquei por ver e já reparei que cada dia,ano que passa esta cada vez melhor falo do aspecto e sim ,acho bem essas crianças merecem.não sei quem é mas seja quem for tem razão não há problema escrevão.dona aida muitos beijinhos e abraços para as funcionárias cristina,paula,fátima,alice etc.agradeço tudo o que fizeram por mim.um dia vou aí fazer uma visita,comprimentos,mara

Anônimo disse...

o jaoao desssa instituiçao é um cabrao o joao matias couto,..é um ganda filho da puta ..

Anônimo disse...

posso saber quem fala .esse rapaz feste algum mal

Anônimo disse...

meus senhores , caso nao tenham reparado este site é publico!!
logo todas as pessoas tem acesso a esta linguagem vergonhosa com a qual me deparei ao visita lo.
espero que os responsaveis pela manutenção do blog reconfigurem as defenicoes deste mesmo.

Unknown disse...

olha meu ja que és dai. arranja-me o numero de telemovel da ana raquel dos santos fadigas

Anônimo disse...

Meu deus... isto é sobre as crianças e näo sobre os palavröes! (Alguém quis expressar-se e näo devemos censurar! Lá terá as suas razöes! Nunca chamámos nomes a alguém?!...)

Anônimo disse...

Eu fui utente nesta instituição e nunca mas mesmo nunca passei momentos tão bons como passei la, e com outras condições. E pena que esta nova direcção esta a destruir o que muito custou ate hoje a construir, tenho pena que Madre tenha confiado nestas pessoas, dr.pato, que devia ter vergonha e sair porque esta a destruir uma coisa que demorou anos a construir... Poiares apenas peso abram os olhos, este senhor apenas quer boa imagem e reputação não quer saber daqueles miúdos para nada...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.