segunda-feira, janeiro 14, 2008

Dia do Município – “Em Poiares é tudo bom graças a Deus”

Comemoração do Dia do Município – “Em Poiares é tudo bom graças a Deus”
São cento e dez anos a fazer história. O passado já não é o que era, mas o povo continua a provar que está unido. Depois de celebrar o feriado municipal, a vila continua em festa.Foi ao som dos acordes da Filarmónica Fraternidade Poiarense que a sessão solene comemorativa de mais um aniversário começou. O espaço renovado do Centro Cultural, onde o cheiro a novo ainda se sente, parecia pequeno para tanta gente. Apesar de um imprevisto de última hora, o esquecimento do envio de convites aos membros da Assembleia Municipal, a festa decorreu sem sobressaltos. Mas Jaime Soares, fez questão de frisar, "que não fazia mal para não ferir susceptibilidades", que foi apenas um lapso, provocado propositadamente pelas novas tecnologias. O número de homenageados, 77, prometia uma cerimónia longa. "Não condecoramos as pessoas à toa, fazemo-lo porque, efectivamente, merecem", sublinhou Jaime Soares.Os prémios começaram pela área do desporto. Os jogadores iniciados e os técnicos, da Associação Desportiva de Poiares, a disputar o campeonato distrital da Associação de Futebol de Coimbra, foram homenageados. O autarca lembrou que, paralelamente ao desporto, a preparação intelectual, "como futuros homens de Poiares", não pode ficar de lado. A área do ensino continua a ser a aposta do concelho, entendida com o grande vector do desenvolvimento. Dezenas de funcionários, com mais de 15 anos de serviço, receberam a medalha de bons serviços prestados ao município. Mas as condecorações não ficaram por aqui, a autarquia poiarense distinguiu com a medalha de mérito municipal três industriais, oriundos da vila, que têm desenvolvido um trabalho "notável e que dignifica o nome da terra" noutros concelhos. A par da indústria foram ainda condecoradas pessoas ligadas ao sector do comércio, investigação e educação. Também a área da cultura foi reconhecida. Os artesãos, conhecidos "como os grandes embaixadores da terra, de Portugal e mais além", segundo Jaime Soares, foram premiados com a medalha de ouro. "É sempre importante dar sequência ao legado dos antepassados". Jaime Soares defendeu que uma das grandes forças e virtudes do concelho é que o associativismo continua a imperar. "O povo está unido, somos todos diferentes, mas todos iguais a fazer mais e melhor para a nossa terra".

14 comentários:

Anônimo disse...

Com 75 homenageados so se for para arranjar clientela. Uma Vila Concelho mais pequena e com menos gente que muitas aldeias, homenagear assim, desvaloriza a categoria e a grande capacidade de meia duzia deles.
Por este andar, como na chanfana, qualquer dia ja não havera mais ninguem para homenagear, como deixará de haver mais individuos a confragar.
Poiares ainda virá em grande forma no " Isto So Visto" para vergonha dos bons Poiarenses. Para os maus e de má raça, havera festa e espectaculo todos os anos.
Já ninguem se vê ao espelho. Nem no Sec. XVII aconteciam coisas destas.

Anônimo disse...

Homenageados, os da côr, aqueles que lhe aparam o jogo. Há pessoas que sybiram a pulso na sua carreira, intelectuais de primeiríssima, estou a lembrar-me de um Juiz, que fez de tudo para se formar, até treinador de futebol foi, mas como possivelmente não é da côr, da tal união que o "escangalhado" fala, não foi condecorado, aliás só ele e mais duas pessoas mereciam ser condecorados, além de claro, aquele que dirige o lar da Quinta das Camélias.

Anônimo disse...

Estamos a quanto tempo das eleições?
(pergunto por curiosidade).
Se Poiares continuar a este ritmo ainda via ter mais homenageados e confrades que o Benfica têm de adeptos.

Anônimo disse...

Já ninguem se vê ao espelho. Nem no Sec. XVII aconteciam coisas destas.

9:36 PM

Permita-me que faço um pequeno reparo ao seu comentário.
Sou Poiarense (mas não de raça) e tenho assistido, sempre que a minha vida profissional assim o permita, a algumas comemorações aquando o feriado Municipal.
Concordo consigo quando diz que 75 humenageados é um número muito grande no entanto, sei (porque conheço)que algumas, poucas,muito poucas mesmo, das pessoas que foram homenageadas,não são "da côr política" do Presidente da Câmara Municipal.
Quantas as restantes, deixe que lhe diga: tanta vergonha tem quem o propõe para ser homenagedo como o que aceita sê-lo.
Há uns anos atrás houve um Grande Homem que foi "homenageado" mas não apareceu nem se fez representar na dita cerimónia para tal. E sabe porque? Porque para além de ser Honesto foi coerente.
Foi um Homem que muito fez por Poiares; pode não ter contribuído para a construção disto ou daquilo, não fez campanha política(nem contra nem a favor)para contribuir a eleição do actual autarca mas, deu muito aos Munícipes, contribuiu para que muitos tivessem uma melhor qualidade de vida (e muitas vezes de forma GRATUITA).
Falo obviamente do Senhor Doutor Inácio (já falecido).
Como vê, para ser-se homenageado é preciso merecê-lo (e ele merecia)mas é preciso também ter humildade e coragem para dizer NÃO.

Anônimo disse...

O Poiarito é um doce Conventual com mais de 10 séculos de história, dizem que nasceu porque se mudou para a terra que se chama agora Vila Nova de Poiares uma Freira muito casta e pura, cujo nome era Madalena uma freira Italiana do lugar de Carrito, Ortona dei Marsi L'Aquila em Itália a 100 km de Roma.
Essa freira instalou-se então região e criou um convento era conhecida pelo seu bom coração que tirava aos ricos para dar aos pobres.
Além da sua faceta humilde e trabalhadora criou a sua própria doçaria conventual o Poiarito que segundo os escritos antigos tinha propriedades milagrosas as quais nunca foram reveladas e estão muito bem guardadas.
A chanfana também foi um prato que esta freira desenvolveu ao longo da sua vida e à qual Vila Nova de Poiares têm de estar muito agradecido, por isso acho que o município deveria levantar as ruínas do antigo convento que foi destruído pelo terramoto de 1218.

Anônimo disse...

So os clowns se deixam realmente homenagear por um escangalhado.
Uma pessoa normal não embarca em festivaldades pimba.
Estes pobres homenageados são mesmo tratados como pimbalheiros.
É pena.

Anônimo disse...

So os clowns se deixam realmente homenagear por um escangalhado.

Mais uma vez peço desculpa por fazer "comentário de comentários" mas há coisas que devemos fazer a devida distinção.
Temos , ou devemos, reconhecer que nem todos os homenageados estiveram presentes como "clowns".
Felizmente,ainda há em Vila Nova de Poiares, pessoas dignas de serem homenageadas.
Há que separar, e bem, o trigo do joio.
Um Bem Haja para todos aqueles que mereceram serem homenageados.
V.N.de Poiares, 16 de Janeiro de 2008.

Bite disse...

Não querendo tirar o mérito aos homenageados, pelo menos no facto de ano após ano aguentarem o stress psicológico que deve ser trabalhar para o Jaime Soares. Mas mais mérito tem quem lhe consegue dizer que não e fazer frente. Porque a democracia e feita com maiorias, mas as politicas devem ser feitas na base de consensos e debates de ideias positivas, e não as palhaçadas que a maioria dos políticos portugueses nos habituou a ver. Querem mais palhaçada na tv do que algumas assembleias parlamentares?!Agora tentem imaginar o nível da Assembleia Municipal de Poiares!

Anônimo disse...

Estamos todos de acordo, as medalhas servem para enriquecer os vendedores das mesmas. Perguntem, a quem elas foram compradas!... Talvez a algum amigo do "prusidente" que lhe dá as alvissaras. Os homenageados, colam-se ao poder, alguns porque não tem mais para onde ir, outros por opções políticas, mas todos fazem propaganda do "prusidente" e alguns até o vão defender em tribunal, quando lá andam a trabalhar nas obras, no quintal e na casa dele, e pagos pela mesma. Por isso são medalhados, alguns vinte trabalhadores da "Cambra".

Anônimo disse...

Por isso são medalhados, alguns vinte trabalhadores da "Cambra".

10:45 PM


Leia com atenção a lista do homenageados e repare que alguns (embora poucos) não precisam de agarrarem-se ao presidente; são pessoas humildes, trabalhadoras e merecedoras dessas medalhas.
Separe o rigo do joio.

Anônimo disse...

Separe o rigo do joio.

11:02 PM

Leia-se: "separe o trigo do joio".

V.N.Poiares, 16 de Janeiro de 2008.

Anônimo disse...

Ao ler isto não sei olhe para alguns "comentadores" como pessoas que terão a sua razão e porque isto será um acumular de muitas situações, reagindo com algum nervosismo, acabando por desvalorizar algumas das homenagens merecidas devido ao esforço, trabalho e empenho de uma vida.
Ou será que os ditos "comentadores" não estarão com alguma dor de cotovelo porque não foram medalhados?
Por estas situações custa-me a perceber o que se passa em Poiares, por causa das "guerrilhas internas" acabam por sem querer ou não, faltar ao respeito aqueles que pelo seu trabalho e de uma forma justa conseguíram com mérito uma homenagem ainda em vida, já que no nosso país normalmente só quando as pessoas partem são valorizadas.
É verdade que o número de homenageados me parece exagerado para a dimensão do nosso Concelho.
Por isso deixo-vos aqui um repto:
- Analisar os homenageados e tentar perceber se foi ou não justa essa homenagem.
- Quem ainda não foi homenageado que deveria ter sido e quais as razões para tal.

17 de Janeiro de 2007

Anônimo disse...

Já agora para os que gostam de partidarizar todos os comentários eu vou tentar alertar que o meu comentário não é a favor nem contra nenhum partido politico mas sim o alerta para que não seja tomada a parte pelo todo nem o todo pela parte.

Anônimo disse...

Seria bom perguntarmo-nos porque é que não estiveram presentes elementos (da oposição)da Assembleia Municipal, nem os veradores do Partido Socialista. A resposta do jaime soares é sempre a mesma. Ele joga sempre com o desconhecimento das pessoas, vende o seu peixe rançoso,rancoroso, contaminado falso, parecendo que é bom de verdade. Cuidado ele diz o que quer, mentindo como sempre, mas como as pessoas desconhecem a verdade dos factos ele sai-se sempre bem. Ele que devia ser um gestor de conflitos é um gerador de conflitos.
É uma vergonha, porque as pessoas não querem pensar, não se interessam pelas coisas, pelos assuntos e assim ele vai governando desgovernadamene. Uma podridão a que ninguem põe cobro.
Mas a maioria os poiarenses (os que votam) têm o que querem, não podem queixar-se.
Dizer mal do jaime não é a solução do problema.
Só pensando, agindo, dialogando, confrontando-o com as suas aldrabices, o seu desgoverno, sem meter a cabeça na areia é possível mandá-lo passear.
Descobrir-lhe a careca, pondo-o a descoberto e atacando aqueles que lhe dão cobertura sem escrúpulos e aqueles que parecendo seus opositores e até já foram seus apaniguados querem viver da mesma panela e só são opositores porque também não comem da gamela.
Uma vergonha !! Que faz sofrer os honestos, os trabalhadores, os que querem um Poiares sem perseguições, um Poiares bem governado, um Poiares não construído com pessoas invejosas e bajuladoras,pidescas, mas um Poiares que fosse construido com alicerces de felicidade onde a solidariedade, o rigor, acompetência, a educação fosse uma preocupação de quem governa o concelho. E isto é o que num aconteceu,nem está a acontecer.
POIARENSES ACORDEM,SEM MEDO SEJA DE QUEM FÔR, SEM RAIVA, SEM INVEJA, SEM ESPÍRITO DE PIDE, DE BUFOS, MAS SOLIDÁRIOS A CONSTRUIR POSITIVAMENTE UM NOVO CONCELHO DE POIARES