sexta-feira, janeiro 18, 2008

PENACOVA - Cavaco Silva faz visita no dia 21

Cavaco Silva retoma em Coimbra «Roteiro para o Património»
O Presidente da República inicia segunda-feira, em Coimbra, uma visita de dois dias à Beira e Douro Litoral, no âmbito das II Jornadas do «Roteiro para o Património», para defesa, valorização e promoção do património português.
O chefe de Estado pretende, uma vez mais, chamar à atenção e sensibilizar entidades, empresas, asociações, escolas e cidadãos em geral para as boas práticas políticas e técnicas seguidas por autarquias, associações privadas e particulares, começando com uma homenagem ao fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
A meio da manhã de segunda-feira, Cavaco visita a Sé Velha, a igreja e os respectivos claustros, antes de se deslocar ao Palácio de S. Marcos para uma reunião com professores e investigadores ligados à área do património.
Uma deslocação à Reitoria da Universidade de Coimbra, com passagem pela Sala dos Capelos e Biblioteca Joanina, e visita ao Museu da Ciência, onde assiste à apresentação da candidatura a Património Mundial da UNESCO da Alta de Coimbra, são o ponto alto da deslocação.
Na sequência da cerimónia, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e do Reitor da Universidade, está prevista uma alocução do Chefe de Estado que deverá abordar as várias vertentes da defesa e valorização do património português.
No seu discurso à Nação, a 10 de Junho de 2006, Cavaco Silva afimou «desejar um Portugal que se reveja no melhor do seu património histórico e cultural e que saiba, não só preservá-lo, mas também promovê-lo e torná-lo maior, na riqueza e criatividade das suas manifestações».
Ainda na segunda-feira dia 21, a comitiva presidencial desloca-se depois para o Lorvão, em Penacova, onde Cavaco Silva visita a igreja e o mosteiro.
O segundo e último dia do «Roteiro para o Património» começa com uma deslocação ao Mosteiro de Arouca e ao Museu de Arte Sacra da real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.O Chefe de Estado será acompanhado na sua visita à Beira Litoral pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, prevendo-se também a presença em Coimbra do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isto não parece real!... Atão o presidente da república, não visita o monumento de poiares?... Sim àquele símbolo de estupidez, aquela cruz, que é mais comprida do lado direito que do esquerdo, e aquele esqueleto que o ornamenta que é tão bonito?... Será que o presidente da república "das bananas" não quer conhecer aquilo?... Sr. presidente não se deve conhecer só os monumentos culturais. Lembre-se também dos erguidos à estupidez, e, garanto-lhe que encontra muitos.

Anônimo disse...

Certo.
E o aquario? e a jaula?

Anônimo disse...

A CIMEIRA DE BRAGA

«Depois criou-se a ASAE, organismo para fiscalização e protecção dos cidadãos, quanto aos artigos que consomem. Uma boa iniciativa. Claro, se houver bom senso e as intervenções públicas não se tornarem excessivas. Se a ASAE for vista como um organismo persecutório, que mete medo e estimula os bufos (um velho estigma nacional desde os tempos da Inquisição), então, não. Ao serviço das "grandes superfícies" com produtos estandardizados - sem gosto e inodoros - dos insuportáveis McDonald's, para atacar o pequeno comércio personalizado, também não. Seria acabar com as produções caseiras: o pão saloio, os bons frutos e legumes de produção individual, o mel, a flor do sal, o peixe pescado à linha e consumido no dia, em pequenas tascas, os doces locais... Acabar com tudo isso seria a ASAE, imprudentemente, destruir o que faz a nossa diferença e tornar Portugal, de norte a sul, um país apetecido e amado. Pelos estrangeiros sobretudo...» [Diário de Notícias] Mário Soares