quarta-feira, dezembro 22, 2010

Afinal - a do Copo tambem se aplica aos nossos Bombeiros



A discussão e a feitura de um Orçamento de Estado é sempre e necessariamente ideológica. A esquerda quer distribuir o que não tem, e a Direita quer cortar onde não sabe.
É por isso e natural o discurso demagógico à populaça. Da Esquerda que diz que não pode cortar ainda mais nas prestações sociais, reformas, saúde e companhia (como se os recursos dos Estado estivessem todos alocados e a trabalhar diligente e eficazmente para o "Estado Social"); à Direita que ao querer apertar a torneira impulsivamente, acaba sempre por "meter mais água".
O que me aborrece e me deixa estupefacto, é que no meio desta borrasca ideológica pouco pragmática e sem soluções à vista, eu e a maioria dos portugueses ainda não conseguimos compreender como se chegou a este buraco negro de mais de 8% de défice público?
Andaram o Governo, a Oposição e as Instituições com responsabilidade na matéria, a olhar este tempo todo para o copo como se estivesse "meio cheio", quando na realidade já há muito que estava "meio vazio"?

Como sempre neste país, somos especialistas em apagar fogos mas nunca a vê-los serem ateados.

Nenhum comentário: