Esta solução é defendida pelos social-democratas na perspectiva de que, no futuro, poderá permitir a construção de uma alternativa à EN 17 (Estrada da Beira), através da ligação da variante a Foz de Arouce ao novo itinerário do IC3.
A proposta da EP conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) e vai ao encontro de uma solução defendida pelo PSD e aprovada por unanimidade em Março de 2008, na Câmara e Assembleia Municipal da Lousã, tendente à criação de uma opção à Estrada da Beira.
Segundo o PSD/Lousã, trata-de de uma hipótese que apresenta claras vantagens para o interior do distrito, desde a Lousã à Pampilhosa da Serra, passando por Vila Nova de Poiares, Góis e Arganil.
Aludindo à possibilidade de afirmar a centralidade da cidade de Coimbra no contexto regional e de dotar a freguesia de Ceira de um acesso ao IC3, a secção da Lousã do PSD pretende solicitar aos autarcas do Município de Coimbra que ponderem as vantagens da opção por esta solução.
O novo IC3 e o Sistema de Mobilidade do Mondego foram os temas discutidos ontem pelos militantes do PSD/Lousã que, em plenário, aprovaram tomadas de posição referentes a estes assuntos.
2 comentários:
Quem tudo quer, tudo perde.
A falta de visão do nosso autarca ao longo destes anos e que levou ao desperdicio de milhões de euros,levou agora os seus camaradas da Lousã a virarem-lhe as costas.
Em vez de ter lutado para que Poiares e a Estrada da Beira tivessem a ligação natural a Coimbra pela Serra do Carvalho, andou sozinho a esbracejar e a gritar para nada.
Todos já lhe viraram as costas e quem se lixou foram os poiarenses.
Mas enfim. Ja não ha homens de barba rija em Poiares para acertarem as contas.
Com a governação dos ultimos 15 anos, Poiares e os poiarenses vão amargar e muito.
Os prejuizos não serão so com a Estrada da Beira. Esperem-lhe pela pancada.
O PSD/Lousã não pode apoiar proposta final das Estradas de Portugal, porque ela não existe para o lanço Condeixa/Coimbra;o que existe são uns riscos da ASCENDI que contrariam a Avaliação de Impacte Ambiental. Sugere-se que o PSD/Lousã aprenda com os autarcas do Município de Coimbra, que são também do PSD, e que ponderaram e decidiram sobre a melhor solução, que, aliás, até é compatível com a ligação à Ponte Velha,desde que o nó seja nas Carvalhosas, após túnel, e não nas Lagoas, após monstro de viaduto com 170 metros de altura. Mas se o PSD/Lousã continuar a não entender ou não quiser entender e pensando só nas suas pretensões não fizer a necessária pressão na defesa da legalidade, da preservação das habitações, dos moradores e do equilibrio ambiental no vale do ceira, então está explicada a razão de, há muitos muitos anos, os lousanenses reconhecerem nos Socialistas competência para gerirem o Município. Assim querendo ir à boleia da ASCENDI contra os ceirenses e contra a legalidade, certamente não irão lá.
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