domingo, agosto 03, 2003

FOGOS FLORESTAIS....UMA SINA...das nossas aldeias

O perturbador cruzar de braços por parte de quem tem responsabilidades na tragédia que em cada Ver;ão arrasa a nossa Floresta vai agora mais longe.

O ataque passa por lançar a suspeição, com uma angustiante demissão de responsabilidades.

Falando claro.

A prevenção é inexistente, o ordenamento é uma miragem, o equipamento atribuí­do aos bombeiros e a sua preparação deixam muito a desejar.
A solução não pode passar por um atear de culpas ...... desculpabilizando-se as entidades responsáveis...pelos agentes atmosfericos.

A Floresta é um património nacional e tem que ser defendido como tal......... e ponto final.

É uma questão de segurança nacional em relação ao qual o Estado não se pode demitir.

Quando se levantam vozes e se questiona a eficacia da intervenção dos meios aereos, só existe uma solução para eliminar toda a sua suspeição, é trazer para a esfera publica todos os meios necessários para acabar de vez com os incêndios.

Perante o avanço imparavel das chamas, muitos populares não hesitam em pegar em panos e mangueiras, vassouras, enxadas e no que esteja à  mão para sozinhos ou com a ajuda dos bombeiros, salvarem em minutos aquilo que em muitos casos lhes levou uma vida inteira a construir.

"O campo é tão português como a cidade".......como disse o Presidente da Republica.

Comentário cá do je.........." As aldeias são tão portuguesas como as vilas"


Incêndios ateiam lagrimas da revolta

Não estávamos preparados para uma catastrofe destas.... deve ser o pensamento dos Ministro do Ambiente, Ministro da Administração Interna e porque não o Ministro da Agricultura......

Mas que Ordenamento Florestal? Qual o apoio no terreno para que se floreste em condições?
Onde andam as centenas de maquinass, buldozers, motoniveladoras e tractores com corta matos e jeeps que foram entregues às Associações de Municipios para a protecção das populações e prevensão dos fogos florestais?

- Estes equipamentos ....nos periodos que haviam de andar a fazer estradões ou a limpar as estradas e acessos nas matas das nossas aldeias.... é vê-los a partir de Outubro ate Maio a fazer Obras Publicas nas........ Câmaras.

- Qual o Ministério que coordena os PDMs?...quem condiciona os interesses do PDM nas nossas aldeias?
- Quem condiciona .... que nas aldeias se considere floresta e zonas de reserva agrí­cola ..... os matagais dentro das aldeias?

É urgente a implementação de uma gestão florestal activa e um associativismo dos proprietários florestais....que optem por uma estrutura preventiva......durante todo o ano.

Há que desencadear uma Guerra contra incêndios.

Não é em Maio que a prevenção deve começar............nos Ministérios deve ser permanente.............
Não é em Junho que a vigilância deve iniciar-se.............. é permanente......quer com os Postos de Vigia...quer com os olheiros dos vaacute;rios Ministerios...........e se preciso colocar os telefones de muito boa gente à  escuta.....

Comentários cá do je....... ( ...eu diria...começar logo em Outubro com a prevenção e limpeza ......controlar ...e jé agora efectuar escutas aos madeireiros e negociantes de madeiras
......escutas às empresas alugadoras de aviões e helicopteros...escutas aos funcionários de vários ministérios .........sobre a atribuição de subsí­dios para o desenvolvimento florestal e porque não ao ordenamento do território.....e mais não digo.

Nenhum comentário: