domingo, agosto 24, 2003

O DOLMEN DA SERRA DE S. PEDRO......




Dólmen de São Pedro Dias
Monumento megalítico muito destruído, do qual se conserva a mamoa e vestígios da câmara.
(in "Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado" - IPPAR, 1993)

Nota: Este monumento encontra-se assinalado ao Km 32 na E.N. 17 ( Estrada da Beira ).

MORADA: Serra de S.Pedro na Freguesia de Lavegadas, Vila Nova de Poiares

Comentários cá do je......

Parece que há gente na Vila...que em tempos sacou as pedras...e que as tem bem expostas na adega.....e agora não as querem entregar.

Bem pragueja o Presidente da Junta de Freguesia das Lavegadas.

...Que as almas do outro mundo os atormentem....


4 comentários:

Ferreira de Carvalho disse...

Sou poiarense e tenho 65 anos, mas vivo fora da terra. Fiquei compltamente estúpido quando me disseram que as lajes do dolmen tinham sido roubadas. o Sr Presidente da Junta das Lavegadas não tem que praguejar. O seu dever é participar às autoridades e chamar à responsabilidade o IPPAR para que se tome uma atitude. Não é licito nem moral que se destrua um monumento com cinco mil anos e ninguém seja responsabilizado mais a mais sabendo quem tem as lajes. Os poiarenses agora tem medo? Não sabia e estou revoltado.

Um Poiarense disse...

Soube hoje mesmo que um monumento megalitico com cerca de cinco milanos de existência que se encontrava localizado junto a Vila Nova de Poiares, Distrito de Coimbra, tinha sido roubado e que as lajes se encontram numa adega duma quinta da região. É simplesmente insultuoso para o nosso património cultural que uma situação destas passe impune e que as autoridades não tomm uma atitude com vista a repor a legalidade Vamos fazer um apelo ao IPPAR para que obrigue a autarquia ou quem de direiro a restaurar o monumento.

Unknown disse...

A bola e a novela fazem esquecer o que realmente é importante...

Ferreira de Carvalho disse...

Sou Ferreira Caravalho e sou de Couchel.
Então como ninguém ligou népia ao apelo que eu lancei já há uns anos para que alguém responsável da autarquia fizesse alguma coisa pelo monumento que é uma símbolo em Vila Nova de Poiares, e como ficou tudo na mesma vou de novo apelar para o pelouro da cultura para e para o Sr. Presidente da Autarquia para interceder pessoalmente na organização de uma comissão de estudo com vista a beneficiar o monumento e torna-lo conhecido e apelativo com vista à divulgação histórica do monumento.