sábado, março 27, 2004

Câmara de Penacova procura investidores para o Parque Eolico na Serra da Atalhada


Depois de gorada uma primeira tentativa, a autarquia de Penacova está empenhada na instalação de um parque eólico na Serra da Atalhada. Uma aposta na energia verde para a qual a Câmara Municipal procura novos interessados

A instalação de um parque Eólico na Serra da Atalhada, em Penacova, volta ao ponto de partida. A autarquia penacovense rescindiu o protocolo estabelecido com a empresa que iria proceder à instalação do parque, alegando que a dita empresa, nunca fez nada para que a obra pudesse vir a ser uma realidade. Actualmente a Câmara Municipal está à procura de novos interessados.
O processo remonta a 1996, altura em que a Câmara Municipal de Penacova estabeleceu um protocolo com a AMACO, empresa de Lisboa, que viria instalar o Parque Eólico na Serra da Atalhada. Mas desde então, essa empresa «nunca fez nenhum investimento», conforme explicou ao nosso jornal Maurício Marques, presidente da Câmara Municipal de Penacova. Insatisfeita com o arrastar da situação a autarquia decide fazer algumas consultas, contactar eventuais interessados no investimento e romper com o protocolo com a AMACO. «Havia datas previstas para a obra, conforme o protocolado», justificou o edil, salientando que a realização do projecto estava a cargo desta empresa, o que nunca veio a acontecer. Por parte da empresa ainda veio uma reivindicação por eventuais direitos que tinha, mas ainda assim, edilidade decidiu avançar com o processo de rescisão.
Actualmente a autarquia está à procura de novos investidores, entre os quais a própria AMACO que já foi contactada no sentido de apresentar nova proposta, que, caso interesse aos responsáveis da empresa, terá de concorrer em pé de igualdade com outros interessados.
Em cima da mesa estão já algumas propostas que estão a ser analisadas, para saber quais as «contrapartidas» para o concelho. A escolha da empresa também vai depender do projecto apresentado já que, segundo Maurício Marques «as soluções apresentadas são diferentes». «Há empresas que apresentam um tipo de gerador, de maiores dimensões, o que implica um menor número de torres a serem instaladas. Por outro, lado há quem opte por geradores de menores dimensões que têm de ser em maior número», explicou o edil.
Contrapartidas e soluções estão em análise, mas à partida uma coisa parece estar já garantida: uma percentagem dos lucros do Parque Eólico reverte para a Câmara Municipal, como previsto por lei, conforme adiantou o presidente.
O Parque Eólico da Serra da Atalhada reveste-se de grande importância para o concelho de Penacova, desde logo pelos benefícios em termos de receitas para o município. Além disso, sublinha o edil, «este é o nosso contributo para a obtenção de energia verde, energia renovável». Quanto a prazos, ainda não há datas para a sua conclusão, já que nesta altura decorre ainda o processo de escolha da empresa que vai levar avante o projecto.

Comentarios cá do je.......

E será que Poiares tambem não se candidatou?
Esta serra pertence aos 2 concelhos.
Não ha duvida que a autarquia de Penacova tem os olhos mais bem abertos.
Talvez na antiga lixeira fosse sitio para tal...ou na Serra do Bidoeiro.

Nenhum comentário: