quinta-feira, março 04, 2004

Lousã recebe o primeiro Boutique Hotel de Portugal ................

O Palácio da Lousã, outrora Palácio da Viscondessa do Espinhal vai transformar-se no primeiro Meliá Boutique de Portugal. Em causa está uma conjugação feliz entre a História, o património e a arte de bem receber. A inauguração está prevista para Setembro ou Novembro

O primeiro Hotel Meliá Boutique existente em Portugal vai ser inaugurado na Lousã. Em causa está um conceito novo que conjuga sabiamente a comodidade e os serviços personalizados com um ambiente de requinte.
Trata-se de «algo muito gratificante», afirma Mónica Gonçalves, responsável pelo Meliá Coimbra. «Quando começaram as negociações com a Sol Meliá percebemos logo que, pelas suas características, esta unidade não se enquadrava no figurino habitual que temos, de hotéis de cidade, tipicamente de negócios», explica aquela responsável, acrescentando que essas mesmas característica se encaixavam numa outra linha, mais recente, que o grupo possui. Trata-se dos “Boutique Hotel” ou, como Mónica Gonçalves prefere, os «hotéis de charme», que colocam um cuidado especial em factores como a decoração, esclarece.
«Em Portugal não havia nenhum», afirma Mónica Gonçalves, explicando que se trata de uma linha já com expressão em países como França, Bélgica, Espanha (essencialmente), mas também na Suíça, Tunísia e Argentina. E esta foi a oportunidade que a cadeia decidiu aproveitar.
«É um hotel extremamente bonito, um edifício histórico muito bem recuperado», sublinha, apontando para o facto de a ala antiga, com a traça original completamente preservada, ser enriquecida com uma ala nova. «Vai ser um projecto interessante e uma mais-valia». Explicando, Mónica Gonçalves esclarece que o Meliá Palácio da Lousã vai funcionar em conjugação com o Meliá Coimbra, aproveitando as sinergias de ambos os lados.
Todavia, o Palácio da Lousã distingue-se, não apenas pelo facto de funcionar num edifício histórico, de valor patrimonial reconhecido, mas por todo o envolvimento e ambiência que se pretende criar e que constitui a característica dominante destes “hotéis de charme”. «A decoração é extremamente cuidada», refere Mónica Gonçalves, que espera ter uma equipa de arquitectos a trabalhar nesse projecto, conjugando muito do que já existe com elementos novos. «Os frescos, os tectos, vão manter-se», frisa.
Relativamente aos destinatários deste empreendimento, o público alvo preferencial são os «clientes de lazer», que se centrarão sobretudo aos fins-de-semana. Mas a esta classe média/alta, destinatários naturais deste tipo de infra-estruturas, Mónica Gonçalves espera juntar, também, o segmento de negócios. Isto porque o hotel vai ficar dotado com espaços próprios, capazes de receber congressos e reuniões, nomeadamente duas salas, com capacidade para 150 e 300 pessoas. Significa que, «não vai haver limites para o cliente alvo», diz Mónica Gonçalves e, inclusivamente, poderá vir a equacionar-se uma proximidade maior, em termos de parceria relativamente a alguns eventos, com o Meliá de Coimbra.
Mas, para além destas salas, o Meliá Palácio da Lousã, localizado no centro histórico da vila e envolvido por paisagens deslumbrantes sobre a serra, vai oferecer 45 quartos, um restaurante que irá fazer justiça aos sabores da gastronomia local e também um bar, com ambiente de requinte e uma magnífica vista sobre a Serra da Lousã. A nível exterior, destaque para a piscina, “abraçada” por Jardins Formais”, Healt Club e court de ténis.
As obras de recuperação estão a decorrer e a inauguração poderá acontecer em Setembro ou mais sobre o final do ano, em Novembro.



Nenhum comentário: