terça-feira, março 23, 2004

Dia Mundial da Floresta comemorado com espantalhos .........

Dia Mundial da Floresta comemorado com espantalhos
Para comemorar o Dia Mundial da Árvore, a Escola Ferrer Correia, do Senhor da Serra, colocou a comunidade educativa a construir espantalhos. Uma forma de associar esta tradição à floresta

Para além da tradicional plantação de árvores, a Escola Ferrer Correia apostou este ano numa iniciativa diferente para assinalar o Dia Mundial da Floresta que se comemora a 21 de Março. Ontem, toda a comunidade educativa construiu espantalhos que foram espalhados pelo recinto.
«É uma forma diferente de assinalar este dia e de restaurar e recuperar uma tradição popular que está ligada aos campos e à floresta», referiu José Manuel Simões, presidente do agrupamento vertical do Senhor da Serra.
Realizaram-se ainda ateliers de pintura relacionados com a floresta e foi exibida uma peça de teatro intitulada «O espantalho solitário», representada pelos alunos do segundo ano do 1.º ciclo do ensino básico. As cerca de três dezenas de espantalhos construídos pela comunidade educativa vão estar em exposição até à inauguração oficial da escola que, segundo José Manuel Simões, deverá acontecer no próximo mês de Abril. Em quase todas as escolas do concelho de Miranda do Corvo os alunos plantaram árvores, num gesto simbólico.
Jovens subiram
à serra da Lousã

No âmbito de um protocolo intermunicipal de cooperação, as autarquias de Lousã, Góis e Castanheira de Pêra, promoveram ontem no Santo António da Neve um encontro de aproximadamente um milhar de estudantes do 2.º e 3.º ciclos, oriundos dos três concelhos. Neste ponto de confluência, os jovens realizaram várias actividades ao ar livre, designadamente desportos radicais e assistiram a demonstrações dos Sapadores da Aflopinhal (Lousã) e dos Sapadores da Associação Florestal de Góis e da Assembleia de Compartes da Castanheira de Pêra.

Comentarios cá do je.....

Em Poiares comemorou-se com a chanfana...........matando-se os animais que limpavam as florestas.

Nenhum comentário: