quinta-feira, março 25, 2004

Confraria da Cabra Velha apresenta-se em Maio ...em Miranda do Corvo


A Real Confraria da Cabra Velha apresenta-se ao público no dia 8 de Maio, depois da realização da segunda edição da iniciativa “Miranda – Capital da Chanfana”. Em assembleia geral realizada na última quarta-feira, os confrades aprovaram ainda o traje e o brasão

Constituída em 29 de Outubro com o objectivo de promover e preservar a gastronomia do concelho, particularmente a chanfana, os negalhos e a sopa de casamento, a Real Confraria da Cabra Velha reuniu quarta-feira ao final da tarde para aprovar, entre outras coisas, o traje e o brasão.
Por decisão dos confrades, a apresentação pública, designada por cerimónia da entronização, vai decorrer no dia 8 de Maio com a realização de uma missa na igreja matriz e um almoço no convento de Semide, para a qual serão convidadas outras confrarias.
O traje aprovado baseia-se no vestuário usado pelos monges beneditinos da ordem que professou no mosteiro de Semide, em tom castanho, imitando a cor da chanfana e a generalidade dos pratos cozinhados a partir da carne de cabra.
Por seu turno, o brasão assenta sobre um monograma de Miranda do Corvo, debruado a negro e com as cores da bandeira nacional, com um medalhão ao centro com a imagem de uma cabra. Em volta desse medalhão apresenta uma moldura amarelo-dourado onde figura a inscrição «Non vestra sed nostra», cuja expressão significa «não vossa mas nossa».
No símbolo da Real Confraria da Cabra Velha figura também uma folha de videira, aludindo ao vinho (tinto) que é um ingrediente indispensável na confecção da chanfana.
Segundo uma brochura a editar, «a Real Confraria da Cabra Velha vem homenagear a nobreza da gastronomia mirandense, assente na carne de cabra velha criada em pastos do domínio eclesiástico, confeccionada pelas monjas de Semide em caçoila de barro das olarias do Carapinhal, num regime conjuntural marcado pela pobreza».
Entretanto, a Câmara Municipal vai organizar, entre 24 de Abril e 2 de Maio, a segunda edição de «Miranda – Capital da Chanfana, com a participação dos restaurantes do concelho.

Comentarios ca do je..............

Ainda matam as cabras todas. Por isso é que ja não se vê nenhuma cabra nas serras.
Daqui a uns dias ainda se vão plantar cabras na serra em vez dos eucaliptos.
Para quando a Confraria do Eucalipto?

Nenhum comentário: