quinta-feira, março 04, 2004

Tabuleiro (finalmente) fechado .....................


O secretário de Estado das Obras Públicas vem amanhã a Coimbra confirmar o fecho do tabuleiro da Ponte Europa. Após uma longa paragem, as dúvidas, as polémicas e a necessidade de um novo projecto, parece que está cada vez mais próxima a tão esperada (e adiada) inauguração desta ligação entre as margens do Mondego. Tudo aponta para que seja em Maio

Não será demais dizer que amanhã será um dia marcante para Coimbra. Depois de vários prazos apontados, das dúvidas em relação à viabilidade da obra e de algumas polémicas em volta do projecto e da localização, o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) dá, assim, em termos práticos, por concluída a obra na Ponte Europa.
Numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa, e de alguns outros convidados, o “dono da obra” convida a assistir à junção das duas margens do rio Mondego, ou seja, ao fecho do tabuleiro da Ponte Europa.
Tal como estava previsto desde Abril do ano passado e já havia sido anunciado por diversas vezes por Santinho Horta, director da obra do IEP, Março é o mês em que, depois da adopção de um novo método construtivo, o tabuleiro da Ponte Europa fica concluído. A promessa é, assim, cumprida e fica firmada com a cerimónia de amanhã, onde está prevista, a partir das 9h50, com a presença de Jorge Costa, uma breve explicação técnica sobre a obra, por Santinho Horta e, logo depois, a concretização do fecho do tabuleiro.

Conclusão da ponte em Maio “de certeza”

Com os prazos a cumprirem-se escrupulosamente, será também de prever que até Maio, mês em que deverá ser inaugurada a Ponte Europa, se proceda à desmontagem dos equipamentos de execução e aos acabamentos da obra, sendo que, no que diz respeito a acessos à ponte, deverão estar concluídos já em Abril os túneis de ligação à Estrada da Beira (EN-17) e ao Pólo II.
Convidado a comentar a vinda a Coimbra de Jorge Costa e o fecho do tabuleiro da Ponte Europa, Carlos Encarnação afirmou que «é com gosto» que o faz, mostrando-se satisfeito por, finalmente estar construída e por «as pessoas não terem tido de passar pela vergonha de ver uma obra, em Coimbra, deitada a baixo ou não concluída».
E, adianta, «o facto de a obra ter estado parada, de se ter mandado fazer um projecto novo, de se terem contratado três projectistas» para fazer esse mesmo projecto «é prova mais que suficiente» para o autarca que «isso esteve em vias de acontecer».
Recordando que foi «tirado muito dinheiro dos cofres do Estado e do bolso dos cidadãos», para além de terem sido apresentados muitos prazos de execução «que deram no que se viu», Encarnação mostrou-se especialmente satisfeito com a sua posição de «firmeza e de rigor» face a toda a polémica que envolveu a Ponte Europa. De tal maneira que chegou «a avançar com a possibilidade de processar o Estado».
Agora que o pior já passou, o autarca diz ter «a certeza» de que em Maio a obra está concluída e pronta a inaugurar. «Estou muito satisfeito com isso, não pela ponte, que detesto, nem pela localização, que tenho muita pena que seja aquela, mas por termos evitado a vergonha maior de que a ponte não fosse construída», concluiu.
O Diário de Coimbra tentou ouvir o director da obra do IEP, mas, embora num primeiro momento, Santinho Horta se tenha mostrado disponível para prestar declarações ao nosso Jornal, até ao fecho da nossa edição, e apesar de várias tentativas, tal acabou por não ser possível.



Nenhum comentário: