sexta-feira, abril 16, 2004

Cancelado evento sobre Protecção Civil

O seminário “A Protecção Civil e os municípios”, organizado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, agendado para ontem, no Centro de Artes e Espectáculos, foi cancelado, alegadamente por não ter havido entendimento com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra e presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, defendeu que “a oportunidade do seminário era nenhuma, já que o Presidente da República estava a levar a cabo uma iniciativa do género”.
Por outro lado, defendeu que a realização deveria ter sido articulada com as autarquias. “Mas tal não aconteceu, uma vez que, nas reuniões, só uma parte falou, o SNBPC, que sempre tentou ditar as regras do jogo”, afirmou.
Sabe–se ainda que a citada associação municipal sugeriu à organização que o evento tivesse lugar num concelho flagelado pelos incêndios florestais do Verão passado, tendo inclusive indicado a Sertã, mas Paiva Monteiro, presidente do SNBPC, terá insistido na Figueira da Foz.
Sem uma “imprescindível” articulação com as autarquias, “eu e o presidente da ANMP (Fernando Ruas) dissemos logo que não estaríamos presentes”, revelou Jaime Soares. Até porque, disse ainda, “não se tratava de um espaço onde as pessoas podiam discutir todos assuntos relacionados com o tema, como os municípios pretendiam fazer”.

Sensibilidade e bom senso
Com o cancelamento do referido seminário, opinou Jaime Soares, “prevaleceu o bom senso, por parte da organização”, notando, todavia, falta sensibilidade: “É preciso muita sensibilidade para se dirigir um serviço que envolva a sociedade civil, e eu penso que o general Paiva Monteiro não a tem, porque, agora, não está a comandar tropas...”, explicou.
Segundo Jaime Soares, Paiva Monteiro tem de proceder a uma “total descentralização, sem medo”. Por outro lado, exorta-o a escolher entre “lutar sozinho contra moinhos de vento ou contar os 45 mil bombeiros do país”.
Acerca dos motivos que levaram ao cancelamento do seminário, foi-nos avançado, contudo, que apenas foi adiado e que será realizado em data e local a determinar.


Nenhum comentário: