sexta-feira, abril 30, 2004

Semide comemora 850 anos da Carta de Couto


A comunidade paroquial de Semide realiza hoje à noite, no Mosteiro de Santa Maria, uma sessão comemorativa dos 850 anos da entrega da Carta de Couto ao abade João por D. Afonso Henriques

Faz hoje precisamente 850 anos que D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, atribuiu a Carta de Couto ao Mosteiro de Semide, dotando-o de autonomia administrativa e financeira.
A efeméride é hoje assinalada com pompa e circunstância pela comunidade paroquial. «Não podíamos deixar passar esta data em claro», frisa Pedro dos Santos, padre da freguesia, lembrando que o documento foi entregue em 1154 ao abade João que era o superior do convento beneditino de Semide.
Segundo o pároco, «o couto dotava o mosteiro de autonomia administrativa e política sobre as povoações que foram crescendo à sua volta». Mais tarde, em 1514, Semide foi concelho através de foral concedido por D. Manuel I, tendo sido extinto em 31 de Dezembro de 1853.
A cerimónia será aberta pelo padre António Pedro dos Santos, por volta das 21 horas, seguindo-se a apresentação da carta de couto por Carlos Rodrigues Ventura, professor aposentado do Liceu José Falcão.
Antes da actuação do Coro Feminino Vox Aetherea e Coro D. Pedro Cristo, ambos de Coimbra, o doutor Manuel Augusto Rodrigues, professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fará uma exposição histórica sobre o assunto.
Para esta cerimónia a comunidade paroquial de Semide nomeou uma Comissão de Honra que é constituída pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, governador civil, Fernando Antunes, abade do mosteiro de Sinsverga, D. Luís Aranha, presidente da Câmara de Miranda, Fátima Ramos, presidente da Câmara de Meda, João Mourato, e presidente da Junta de Semide, João Carvalho.

Nenhum comentário: