sábado, abril 24, 2004

Pousada da Juventude da Lousã pronta no próximo ano


A Lousã terá uma Pousada da Juventude com 62 camas, anunciou o secretário de Estado da Juventude, Hermínio Loureiro, na inauguração do V Fim-de--Semana da Juventude, que está a decorrer no parque municipal de exposições. A obra vai custar mais de dois milhões de euros e deverá estar concluída no final do próximo ano

O secretário de Estado da Juventude, Hermínio Loureiro, anunciou na Lousã aquilo que já era esperado há algum tempo: a construção da Pousada da Juventude. A garantia foi dada durante inauguração da V Fim de Semana da Juventude da Lousã, numa cerimónia específica para a apresentação do projecto e das suas características.
O edifício vai nascer nos terrenos do desactivado parque de campismo e terá capacidade para albergar 62 pessoas, distribuídas por seis quartos duplos com sanitários privados, seis núcleos de dois quartos múltiplos com. Será dotado de sala polivalente para convívio e reuniões com bar, refeitório, esplanada e cozinha de albergue.
A obra será lançada a concurso no próximo mês de Junho, com o preço base de 2.361.106,00 euros, e, segundo Hermínio Loureiro, deverá estar concluída no final do próximo ano. «A pousada é já uma realidade virtual que vai passar a realidade efectiva», afirmou o presidente da Movijovem, entidade responsável pela rede nacional do turismo juvenil.
A construção da Pousada da Juventude da Lousã integra-se no «Plano Estratégico 2002-2006» que contempla a construção de 13 novas pousadas e a remodelação de outras tantas.
O presidente da Câmara, Fernando Carvalho, considerou a obra extremamente bonita, frisando que a Lousã é um concelho jovem que cresceu na última década quase 20%. «Temos tido muitas preocupações com a juventude e feito um enorme esforço na área da educação», afirmou.
Hermínio Loureiro realçou também a beleza arquitectónica do projecto, considerando que a secretaria de Estado da Juventude aposta na qualidade destes espaços, de modo «a torná-los vivos, dinâmicos e abertos».
Garantiu ainda que o Governo está profundamente empenhado em dar condições aos jovens e lembrou o recente programa aprovado que vai envolver 25 mil jovens na formação para as novas tecnologias.
O governante anunciou também a introdução de alterações ao Plano de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJ) de modo a permitir mais oportunidades e possibilidades às associações de obter apoios.

Nenhum comentário: