terça-feira, abril 13, 2004

Câmara de Miranda do Corvo candidata-se a novo GTL


A Câmara Municipal de Miranda do Corvo aprovou ontem por unanimidade uma proposta de candidatura para a criação de um novo Gabinete Técnico Local (GTL) para preservação das áreas envolventes ao Convento de Semide e ao Santuário do Senhor da Serra

A autarquia mirandense deliberou ontem apresentar ao Programa de Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas (PRAUD) uma candidatura para constituição de um GTL para a recuperação e salvaguarda dos núcleos habitacionais, históricos e culturais do Senhor da Serra e de Semide.
«Ambas as aldeias do Senhor da Serra e de Semide possuem núcleos habitacionais históricos e culturais com monumentos nacionais, designadamente o Santuário do Divino Senhor e o Mosteiro de Santa Maria», refere a candidatura.
Acrescenta ainda que existem naqueles locais «habitações com características arquitectónicas interessantes e ruas que pelo seu conjunto constituem um valor histórico-arquitectónico que interessa preservar, assim como paisagens envolventes de ocupações humanas de cariz cénico, histórico e cultural, em que se pretende a conservação da natureza e da paisagem».
A criação do GTL de Semide/Senhor da Serra tem como objectivo a elaboração de Planos de Pormenor e Salvaguarda e projectos de reabilitação de espaços comuns e recuperação de edifícios.
De acordo com a Câmara Municipal, é de grande importância a preservação do património existente, uma vez que se verifica acentuada degradação nos edifícios e precárias condições de habitabilidade nos referidos núcleos, «integrados num município de carácter rural, com fracos rendimentos».
As bases da candidatura apoiam-se na necessidade de estancar a desertificação destas zonas e assegurar melhores condições de vida da população, tendo em consideração o enquadramento paisagístico.
A candidatura a apresentar ao PRAUD prevê a constituição de uma estrutura com três arquitectos, um engenheiro civil, um desenhador, um jurista, um historiador, um assistente social, um topógrafo, um desenhador e um assistente administrativo.
Neste momento funciona em Miranda do Corvo um GTL que termina a sua actividade no final do ano. Criado em Dezembro de 2002, tem como objectivo intervir na zona histórica da vila, nomeadamente nas áreas degradadas e dar apoio técnico à autarquia noutras intervenções projectadas.

Nenhum comentário: