quarta-feira, novembro 17, 2004

Jaime Soares solidário com os vereadores Paulo Penedos e Armando Pimentel



Paulo Penedos mostrou-se agradecido com as palavras de reconhecimento do seu trabalho por parte do edil poiarense. Quanto à candidatura à autarquia de Coimbra, nenhum cenário é para já colocado de parte.

A retirada de confiança política ao vereador socialista Paulo Penedos, na Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, foi ontem um dos temas em destaque na sessão do Executivo liderado pelo social-democrata Jaime Soares. As declarações que foram proferidas surgiram na sequência de uma carta enviada pelo PS ao autarca, que dirige os destinos da edilidade poiarense há mais de 30 anos, onde lhe era anunciada a retirada de confiança política a Paulo Penedos.
Jaime Soares que frisou esta ser uma situação interna do Partido Socialista, classificou-a de «vergonhosa», uma vez que «posso afirmar de consciência tranquila que os dois vereadores do Partido Socialista trouxeram para a Câmara Municipal uma forma diferente de fazer política, com alta elevação cívica», fazendo com que exista no seio deste órgão autárquico o «entendimento de uns e de outros, no sentido de discutir as questões, com uma preocupação, não individualista ou de interesses pessoais, mas sim colocando a capacidade de cada um ao serviço da comunidade, disse.
Após esta clara manifestação de apoio aos dois vereadores, o autarca aproveitou para lançar farpas aos outros vereadores do Partido Socialista que passaram pela Câmara Municipal em anteriores mandatos, nomeadamente Fernando Candeias e Marino Dias Silva. «No passado as sessões de câmara eram verdadeiros martírios, com guerrilhas sem fundamento por esses senhores que não viam a maioria como adversários políticos, mas sim a quem votavam um ódio de morte, não respeitando as pessoas», recordou.
Jaime Soares afirmou ainda que nas últimas eleições autárquicas, os poiarenses elegeram Paulo Penedos e o independente Armando Pimentel porque «acharam que era tempo de fazer escolhas diferentes para a Câmara Municipal, os quais foram legitimados com o voto secreto e universal», ao contrário da concelhia do Partido Socialista de Vila Nova de Poiares, «que não tem nenhuma legitimidade política dada pela população, a não ser uma interna do partido».Aproveitando a ocasião para fazer uma alusão à actuação da bancada socialista na Assembleia Municipal, que classificou de arruaceira e de não saberem «muitas das vezes o que estão a afirmar, dizendo mal apenas por dizer», Jaime Soares afirmou repudiar «aqueles que tem esse tipo de conduta, mas respeitaremos, apoiaremos e estaremos ao lado daqueles que sabem estar na política, com respeito, dignidade e com a dimensão do exercício da sua função», rematou.

Actuação em prol dos poiarenses

Para o vereador Paulo Penedos, as palavras proferidas por Jaime Soares foram muito gratificantes para si e para Armando Pimentel, o vereador independente do Partido Socialista, na medida em que foi «reconhecido o nosso trabalho nesta Câmara Municipal, nomeadamente que nunca abdicámos das nossas convicções, do exercício do direito de oposição, e também de votar contra, abstermo-nos ou de votar favoravelmente» as diversas propostas, sempre com o objectivo de servir Poiares e os poiarenses.
Neste momento, o vereador socialista afirma preferir aguardar uma resolução para o problema, ansiando naturalmente por uma solução que reafirme a forma digna com que temos desempenhado as nossas funções.
Relativamente à sua disponibilidade para se candidatar à Câmara Municipal de Coimbra, vontade que já manifestou em Setembro em entrevista ao DC, Paulo Penedos afirmou que não sendo militante na Federação de Coimbra, não faz sentido disponibilizar-me para servir aqueles que hesitaram em manifestar-me a sua confiança política». Contudo, vai aguardar pelo termo das diligências em curso, não colocando de parte a hipótese dessa mesma candidatura: «Não afasto nenhum cenário, concluiu.

Depois de uma reunião com o vereador Concelhia do PS dá voto de confiança a Armando Pimentel

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Nova de Poiares ao meter-se nesta embrulhada, manifesta agora a sua «solidariedade e cooperação» ao vereador Armando Pimentel, sublinhando que se trata do «único vereador na Câmara de Poiares a ter a confiança política do Partido Socialista de Vila Nova de Poiares».
Uma tomada de posição que surge na sequência de uma reunião da comissão política, realizada no passado dia 9, com o vereador em questão, na qual Armando Belarmino da Costa Pimentel, foi solicitado «no sentido de manifestar uma cooperação clara com o PS», refere uma nota daquela estrutura partidária, que dá conta da disponibilidade manifestada pelo vereador «para colaborar efectivamente com o PS local».
Dessa tomada de posição resultou a «solidariedade e cooperação do PS para o exercício do seu mandato no seio do Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares», enfatiza a nota da comissão política, acrescentando que Armando Pimentel «é o único vereador na Câmara de Poiares a ter a confiança política» do PS.
Recorde-se que a confiança política ao vereador Paulo Penedos foi retirada pela comissão política, numa reunião realizada no passado dia 5, altura em que o vereador Armando Belarmino foi alvo de «uma advertência», através da qual foi recordado «que foi eleito nas listas do PS e convidado a manifestar uma cooperação clara com o partido em cujas listas foi eleito».
Sobre a retirada da confiança política a Paulo Penedos, Victor Batista aflito,tem que mandar dizer, que esta é «da inteira e exclusiva responsabilidade da Comissão Política Concelhia do PS de Vila Nova de Poiares», presidida por Telmo Ferreira. Nesta trapalhada aquele responsável adianta ainda que esta decisão foi dada a conhecer ao presidente da Federação distrital do partido, fazendo criar a ideia contrariando a ideia que «o vereador Paulo Penedos é que está a fazer crer» .
A retirada de confiança política terá partido do presidente da Federação distrital do PS de Coimbra, Victor Batista que é uma figura ja envelhecida e que se quer candidatar a Coimbra e não pretende dar lugar aos novos.

Nenhum comentário: