quarta-feira, novembro 10, 2004

MIRANDA DO CORVO - Ambiente e energia em debate europeu

Duas agências europeias de energia e ambiente reúnem amanhã e depois com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, em Miranda do Corvo, para trocarem experiências e consolidarem contactos

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro (AREAC) recebe amanhã e depois, no Centro da Biomassa para a Energia, em Miranda do Corvo, as congéneres europeias que integram o mesmo projecto no espaço europeu.
Nas reuniões estarão presentes a AGENA, de Itália, e a agência PAZE, da Polónia, que em conjunto com a agência da região Centro vão discutir questões técnicas e efectuar visitas ao concelho e a Coimbra.
Neste momento, a AREAC é a coordenadora de um conjunto de agências europeias, assumindo um papel de liderança, motivação e acção junto das agências parceiras e actuando como interlocutora deste grupo perante a União Europeia.
Na sua constituição, como entidade local de direito privado, sem fins lucrativos, estão envolvidas as Câmaras de Cantanhede, Castanheira de Pera, Coimbra, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Pedrógão Grande, Penela e Poiares.
Segundo um comunicado da AREAC, «a promoção de agências de energia e ambiente ao abrigo do Programa Save II tem permitido, ao longo de vários anos, a consolidação de diversas estruturas de âmbito local ou regional que têm por objectivo promover um melhor aproveitamento dos recursos energéticos e apoiar as autarquias na formulação de política energéticas e ambientais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida na região».
Os objectivos deste encontro passam exactamente por «consolidar contactos e possibilitar a troca de ideias e experiências na área da energia e ambiente, assim como explorar possíveis participações conjuntas em projectos inovadores».
A recepção aos parceiros europeus está prevista para as 10h15 de amanhã, no auditório da Câmara Municipal, com a presença da presidente Fátima Ramos.
O encontro prossegue com uma visita ao parque eólico de Vila Nova, que se encontra a funcionar em pleno desde Julho, e a passagem por diversos pontos de interesse turístico do concelho.
Durante a tarde os parceiros europeus vão apresentar individualmente as actividades que têm desenvolvido e estudar potenciais parcerias em novos projectos, bem como analisar questões contratuais do programa SAVE.
Para sexta-feira está agendada uma deslocação à ETAR de Coimbra, que faz aproveitamento energético do biogás, seguindo-se uma visita aos locais de interesse turístico da cidade. O encontro termina com um almoço.

Nenhum comentário: