domingo, novembro 14, 2004

Paulo Penedos deixa militância no PS/Coimbra

O vereador do PS na Câmara de Vila Nova de Poiares Paulo Penedos decidiu transferir a sua inscrição, como militante socialista, da Federação de Coimbra para a Federação de Lisboa. A decisão foi tomada ontem, após a Comissão Política daquela federação, reunida na Lousã, lhe ter recusado um voto de confiança política.
Recentemente, a concelhia socialista de Poiares retirara a sua confiança política a Paulo Penedos e ao outro vereador de Poiares eleito pelo PS, o independente Armando Pimentel, por estes, alegadamente, fazerem uma oposição demasiado branda à maioria do PSD que governa a câmara. Penedos não se conformou, por considerar que, depois de votar contra, juntamente com Armando Pimentel, o Plano de Actividades e Orçamento e outros instrumentos políticos da maioria, só lhe restava partir para a «violência», ironiza.
Por isso, propôs, ontem, à Comissão Política da Federação Distrital que aprovasse uma moção para confirmar a confiança política que lhe depositara nas últimas eleições autárquicas. Contudo, aquela só aceitou votar a admissibilidade da moção de Paulo Penedos a votação. E a maioria votou contra, considerando que, ao depositar confiança em Paulo Penedos, retirava-a à Comissão Concelhia de Poiares.
Para o presidente da Federação Distrital, Victor Baptista, havia mesmo dúvidas sobre até que ponto a Comissão Politica Distrital podia retirar a confiança à Comissão Concelhia de Poiares». Paulo Penedos vê o sucedido de outra perspectiva: Não tiveram coragem, sequer, de se pronunciarem sobre o assunto.
A origem de todos estes desentendimentos está, segundo Penedos, no momento em que se disponibilizou para ser candidato à presidência da Câmara de Coimbra. Coloquei muita gente em pânico, afirma, nomeando Fausto Correia, que pensava que era o único candidato possível, e Victor Baptista, que queria ser candidato, se Fausto Correia não fosse. Ligar a questão de Poiares à da Câmara de Coimbra não tem sentido, comentou Victor Baptista. Depois de dizer que Fausto Correia e Victor Baptista lhe fizeram a cama, Paulo Penedos, acrescenta, irónico:
Resta-me desejar-lhes felicidades, porque as sondagens que tenho em meu poder não auguram nada de bom para nenhum deles nas próximas eleições autárquicas.
Penedos diz ter em mãos uma sondagem em que o seu nome, entre outros dois potenciais candidatos à Câmara de Poiares nas próximas autárquicas, é o que tem um número de votos mais aproximado do do actual presidente, Jaime Soares; e um outro estudo de opinião em que Fausto Correia sai derrotado na disputa da autarquia de Coimbra com o social-democrata Carlos Encarnação.

Nenhum comentário: