quinta-feira, março 24, 2005

LOUSÃ - Hotel de charme pronto para abrir


Está tudo preparado para que a nova unidade hoteleira do Grupo Meliá possa abrir nos próximos dias na Lousã. É uma aposta no turismo de qualidade.

O primeiro hotel de charme do grupo Meliá em Portugal vai abrir as portas dentro de duas semanas na Lousã, começando a receber hóspedes a partir dessa data. Com 46 quartos, cinco deles tipo suite, o hotel está instalado no Palácio da Viscondessa do Espinhal, um imóvel do século XVIII classificado como património arquitectónico.
Na linha de outros hotéis, que já existem em diversos países a partir da recuperação de castelos, conventos e palácios, o Meliá Palácio da Lousã Boutique Hotel afirma?se como um pequeno hotel, de luxo, exclusivo e com um design próprio, contando para isso com a colaboração de designers e decoradores de renome.
O grupo Meliá já tem diversas unidades com estas características espalhadas pelo mundo, a maior parte delas na Europa. Só em Paris há quatro Mélia Boutique, destacando?se o Royal Alma. Salamanca, Cáceres e Lérida são destinos espanhóis com o mesmo tipo de equipamentos.
Além da estrutura base do palácio, o Hotel da Lousã conta com um outro edifício construído especificamente para este fim e que é uma ala nova com cores e design mais arrojado, aliando a tradição à modernidade, dizem os responsáveis pelo projecto.

Wellington conquistou o lugar de Massena
A história do edifício é também uma mais?valia que a direcção do hotel quer dar a conhecer. No palácio da Viscondessa do Espinhal (também conhecido como Palácio dos Salazares) esteve alojado em 1811 o Duque de Wellington que expulsou os franceses na batalha de Foz de Arouce. Aliás, reza a lenda que, nesse dia, os ingleses atacaram ao cair da noite, obrigando o general franceses Massena a sair de urgência deste mesmo palácio onde se preparava para um banquete. O repasto acabou por ser servido ao próprio Wellington, sentado no lugar do seu inimigo, após sair vencedor da contenda.
Volvidos dois séculos, o novo hotel também aposta na arte de bem servir à mesa. Nas instalações vai funcionar o restaurante Viscondessa, que fará uma grande aposta na qualidade da alimentação e bebidas. Um enorme salão possibilitará a realização de banquetes para um máximo de trezentas pessoas. Mas aproveitando às áreas do jardim, com bom tempo, o promotores do empreendimento sonham com festas para mais de 500 pessoas.

À espera das reservas via internet
Embora a abertura do hotel esteja prevista para a primeira semana de Abril, ainda não é possível fazer marcações de alojamento através da página online deste Meliá Boutique.
Por agora a direcção do hotel pretende consolidar os projectos de ecoturismo que a Lousã pode oferecer, com base na observação da fauna, treking pelos percursos da serra, BTT e outras actividades de natureza complementares com a própria vocação deste empreendimento.
O facto de as estradas para a vila serem más, tanto a partir de Coimbra, como no acesso Sul, via Condeixa, não é considerado uma desvantagem competitiva pelos promotores do projecto atendendo a que ambos os trajectos estão a ser alvo de beneficiação.
Esta infraestrutura é propriedade da empresa Serra da Lousã SA, cujo capital é detido quase exclusivamente pela família Mexia Santos e de que a autarquia e o Grupo Bascol são parceiros. O empreendimento envolveu um investimento de cerca de cinco milhões de euros, numa obra que decorreu durante cerca de três anos.

Nenhum comentário: