sábado, março 26, 2005

O novo ?Código da Estrada " versus caça à multa."

Sendo pacífica a actualização de algumas normas reguladoras da condução e circulação de veículos automóveis e equiparados, é de grande polémica o carácter meramente repressivo e gerador de receitas que o pretexto da má condução e descuido originam.Mais.
Desenvolve-se a dinâmica do "vício" da multa e do seu aumento, por tudo e por nada, para obter receitas.Que a interdição de condução fosse mais rígida para a situação de condutores que colocam em risco a circulação de pessoas e outros condutores, nada teria a obstar.
Mas que o forte da fiscalização incida sobre miudezas sem grande Impacto para terceiros, levanta sérias reservas.
A pedagogia do civismo é substituída pelo impacto na bolsa do infractor:
Se esta for grande, é um caso de azar, pequeno transtorno. Se pequena, um caso repressivo, desorganizador da vida doméstica.Que a vertente punição pecuniária do infractor, tipo utilizador pagador, fosse o objectivo do governo cessante na obtenção de receitas, não constitui novidade.
A novidade é que se o governo preponente viu a sua política rejeitada em acto eleitoral pela esmagadora maioria dos cidadãos.
Os cidadãos que votaram contra essa política estão a ver o novo governo recuperar parte daquilo que rejeitaram. E aqui é que bate o ponto.Onde está o respeito pelo eleitorado!
Continuamos no ciclo da pedagogia do cacete?
Ou insere-se já a caça à multa como fonte de receita do próximo Orçamento Rectificativo!
Vamos estar atentos à actuação da GNR e da PSP.
Será que alguem vai enricar com isto? Já soltaram os outros?

Nenhum comentário: