quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Penacova - é capital da Lampreia durante cinco dias

Depois de oito anos de promoção da lampreia com um sucesso assinalável, Maurício Marques já não tem dúvidas: Penacova é mesmo a capital da lampreia!.
Ou este ciclóstomo não escolhesse as ilhas Maurício para desovar. Para desovar e para ali [rio Alva] ser (a maioria) capturado.

Penacova vai ser um dos destinos mais procurados durante o próximo fim-de-semana. Quem o garante é Maurício Marques, o autarca que ontem deu o pontapé de saída para o arranque de mais um fim-de-semana dedicado à lampreia. Trata-se da 9.ª edição que, este ano, tem a particularidade de ultrapassar o fim-de-semana propriamente dito, já que o evento vai decorrer durante cinco dias, entre os dias 24 e 28.
Se o edil não tem dúvidas de que Penacova é o município onde mais e melhor se confecciona a lampreia, também tem a certeza de que, este ano, o concelho vai voltar a ser inundado por turistas, nacionais e estrangeiros, que, por esta altura, não dispensam um ou dois dias em Penacova.
Rodeado da maioria dos empresários de restauração que aderiram ao Fim-de-Semana da Lampreia, Maurício Marques lembrou o que a autarquia tem feito para promover este evento nos últimos oito anos, mas também a recuperação da doçaria conventual, designadamente os pastéis de Lorvão que eram quase desconhecidos em Penacova, só se vendiam em Lorvão», e as nevadas de Penacova, que, actualmente, são o ex-libris do concelho, muito procurados e que se vendem, agora, em todas as pastelarias e casas de restauração.

A Confraria da Lampreia de Penacova não aparece associada ao evento (pelo menos não consta na lista de entidades que colaboram e apoiam na iniciativa), Maurício Marques garantiu que a confraria está com o fim-de-semana da lampreia.
Acontece que a mesma confraria vai promover, dia 11 de Março, o 3.º capítulo postular e, por isso, não é muito visível a sua contribuição neste evento.

Nenhum comentário: