quarta-feira, abril 18, 2007

PENELA aqui tão perto


PENELA -A vila que abraça o castelo
Penela é o concelho mais a Sul do distrito de Coimbra. O seu castelo do século XII é o principal cartão de visita, mas o município tem muito mais para oferecer.Penela é terra antiga que remonta ao tempo da invasão dos mouros. Fundada ainda antes da nacionalidade, Penela teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos municípios mais antigos do país. A este facto (concessão do Foral) não terá sido alheia a grande importância estratégica de Penela no contexto da reconquista. Do castelo (tomado pelos mouros já depois de 1137) num lugar estratégico - “a penha”-, pode observar-se uma beleza ímpar. A brancura das terras calcárias, roxo da flor das urzes é complementada pelo casario alvo, o dourado dos trigais e a cor dos extensos vinhedos. Porém, a paisagem é ainda mais bonita quando apreciada do lado norte e nascente, com a Serra do Sicó e grande várzeas agrícolas bem características daquele região, e que direccionam o caminho a seguir para a Lousã. Aliás, a serra da Lousã, a serra do Rabaçal e Penela com o seu castelo, transmitem ao concelho uma assinalável riqueza em património histórico-cultural, com a mais valia de ali nascer o rio Dueça, espelhando e colorindo a paisagem da vila.A completar o paraíso, não poderia faltar o “manjar dos deuses”: queijo do Rabaçal (Região Demarcada do Rabaçal), que é considerado um dos melhores de Portugal, o mel colhido nas encostas da serra, os enchidos, o cabrito assado com grelos e a chanfana ou as castanhas e nozes, tão típicos daquela região.Situado a sul de Coimbra, com seis freguesias e perto de sete mil habitantes, o concelho é caracterizado a nascente pela serra do Espinhal, xistosa, pela faixa central de grés, em que assenta Penela e a poente uma extensa área de calcário. A região é também caracterizada por fertéis campos, situados nas margens do Rio Dueça e dos seus afluentes. Características que ainda hoje fazem deste pedaço de terra um concelho rural, mas que pode bem ser aproveitado em termos turísticos. Durante bastantes anos, com uma economia assente na agricultura de subsistência, de que o reflexo mais duradouro são, de facto, as nozes, cuja abundância esteve na origem da criação da feira franca, em 1433, Penela dá agora passos largos a caminho de “um lugar ao sol”. O objectivo é fazer da ruralidade uma mais-valia.

2 comentários:

Anônimo disse...

abola.pt Notícias na hora > Benfica
DESTAQUE
Benfica
«Sucesso tremendo» no empréstimo obrigacionista
O Benfica anunciou hoje «sucesso tremendo» no empréstimo obrigacionista de 20 milhões de euros, prometidos para o reforço do plantel profissional.

A procura de obrigações superou largamente a oferta, com 7,96 milhões para quatro milhões, passando a SAD do Benfica a ter 3.904 novos obrigacionistas, segundo foi anunciado ao final desta tarde, em sessão especial de bolsa.

«Trata-se da primeira vez que um clube atinge patamares tão elevados, embora tenhamos noção que as condições de oferta eram interessantes. Sabíamos que os benfiquistas iam aderir, mas estes valores ultrapassam as expectativas», congratulou-se Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD dos «encarnados».

Recorde-se que também hoje a SAD do Benfica anunciou resultados antes de impostos de 4,137 milhões de euros no primeiro semestre da presente época, tendo também apontado 21 de Maio como data para a entrada em bolsa.
18-04-2007 20:48

Anônimo disse...

E viva o Benfica.
Então como anda o Lagartão que quer ser Presidente da Academica?