sexta-feira, abril 13, 2007

Somos uma raça GENIAL

De facto, tanto para o bem como para o mal, nós os poiarenses somos uma raça GENIAL!
Uma história que ouvi recentemente em Poiares. Um poiarense, que sempre desejou ter uma casa com vista para o Rio Mondego, descobriu finalmente uma casa para reconstruir lá na Serra do Carvalho que cumpria essa condição. No entanto, uma das divisões não tinha janela. Falou então com um arquitecto amigo para que ele fizesse o projecto e o entregasse na câmara de Poiares, para obter a respectiva autorização para a obra. O amigo dissuadiu-o logo: que demoraria bastantes meses ou mesmo anos a obter uma resposta já que não era da côr e que, no final, a resposta seria negativa. No entanto, lá foi dizendo que lhe resolveria o problema. Assim, numa sexta-feira ao fim da tarde, uma equipa de pedreiros entrou na referida casa, abriu a janela, colocou os vidros e pintou a fachada. O arquitecto tirou então fotos do exterior, onde se via a nova janela, conforme solicitação das engenheiras e entregou o pedido à zelosa funcionaria da CMVNP, solicitando que fosse permitido ao proprietário fechar a dita janela. Passado alguns meses, a resposta dos serviços chegou e era avassaladora: invocando um extenso número de artigos dos mais diversos códigos, os serviços da câmara davam um rotundo
não à pretensão do proprietário de fechar a dita janela.
E assim, o dono da casa não só ganhou uma janela nova, como ficou com toda a argumentação jurídica para rebater alguém que, algum dia, se atrevesse a vir dizer-lhe que tem de fechar a janela!
Até parecia que não se tinha passado em Poiares.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isto revela a imcompetência das engenheiras ao serviço da câmara. São admitidas por favor, apenas para mostrar os "dotes" ao Presidente.

Anônimo disse...

Apesar de ser de direita, acho extraordinário que Victor Constâncio, Governador do Banco de Portugal, venha dizer a público que lamenta que os salários reais dos trabalhadores não tenham decrescido em 2006. Lamento e sinto-me revoltado por estas palavras terem sido ditas por um socialista, que entre salários e pensões ganha quase 100.000 euros por mês.
Acho lamentável que este senhor, sem qualquer tipo de funções na politica monetária, apenas se dê ao trabalho de dar palpites e sugestões. Põe cara séria, finje que é isento, e depois tenta aniquilar toda uma classe média!
Nunca lhe passou pela cabeça que a classe média pode ser um motor de desenvolvimento de um país.
Será que eu estou a ficar socialista e Victor Constâncio de direita?

# posted by Manuel da Gaita

Anônimo disse...

Ouvi a conferência de imprensa do representante de uma empresa que possui grande parte do Capital Social da Universidade Independente, fazer a todos os orgãos de Comunicação Social. Das declarações bombásticas prometidas para ontem, tranformou-se a ser uma "missinha" em memória de José Sócrates, ex-aluno brilhante da universidade!
O que se terá passado em cerca de 30 horas? Porque é que Mariano Gago mandou tantos recados a apelar ao bom-senso? Porque é que o bom senso é medido tendo em conta as declarações prestadas acerca da licenciatura de um aluno?
Claro que nada foi explicado, e para cúmulo, até uma pauta de Inglês Técnico não possuia data.
O nosso Primeiro, o maior "inocente" da história de Portugal, está preocupado se o défice é de 3%, mas nem repara que haja disparidades de quase 10% em várias disciplinas entre a nota na pauta e do Certificado de Habilitações.
O nosso "inocente" Primeiro, nem reparou que entregou um um Certificado de Habilitações na Câmara Municipal antes de acabar a licenciatura. Nem sequer sabe muito bem quando acabou o curso.
Enquanto pessoa, estou-me a marimbar completamente que José Sócrates tenha seja culpado ou inocente nesta história toda. Estamos cheios de histórias de "facilitismos" e de histórias de "deixa andar que o tempo resolve". Normalmente o pessoal engana os pais com as notas, enganar o povo português é um bocado mais dificil.
Enquanto Primeiro Ministro, é preocupante que José Sócrates não acerte datas, valores e protagonistas, possuindo apenas umas lubrificante máquina de marketing e pressão sobre interesses estabelecidos ou interesses que se querem estabelecer.
Depois disto tudo, chego a uma dúvida: será o nosso Primeiro aldrabão ou meio tonto? É tão grave uma coisa como a outra.
Mas como o povo português escolheu-o legitimamente para Primeiro Ministro, só me resta encolher os ombros e assobiar para o infinito como se isto nada tivesse a ver comigo. O nosso Primeiro não matou o mal pela raiz, adiou, fingiu que o pessoal não se interessava com essas coisas sem importância nenhuma e depois dá nisto tudo.
Vai uma apostinha? Depois das declarações do representante da empresa proprietária da Universidade Independente, eu aposto que a Unversidade Independente vai continuar a licenciar engenheiros durante longos e bons anos.

# posted by Manuel da Gaita

Anônimo disse...

Mas o que andam aqui a fazer as engenheiras da câmara?
A levar e a trazer recados do presidente?
Por isso aquele que era de Agueda ainda vai dentro.