Homem de 97 anos conduz há 75 . Não quer deixar o volante e já pediu a renovação da carta
O motorista João Fernandes, que completa domingo 97 anos, 75 dos quais a conduzir, circula diariamente com a sua carrinha nas ruas da Lousã e espera que lhe renovem a carta, depois de ter passado no exame oftalmológico.
João Alves Fernandes, oriundo de Santiago de Riba-Ul, concelho de Oliveira de Azeméis, radicou-se na Lousã na década de 1940, quando a emergente Companhia Eléctrica das Beiras (CEB), que em 1975 foi nacionalizada, passando a integrar a EDP, lhe dava muito trabalho a fazer.
Na época, o camionista, que agora, devido à idade avançada, já não conduz veículos pesados, utilizando apenas a sua «Opel Astra», dispunha de diversas viaturas, nas quais transportava brita e cimento com que a CEB ergueu o imponente dique de Santa Luzia.
Actualmente, João Fernandes, que na região todos conhecem por João da Gândara (lugar onde viveu quando chegou à Lousã), já não faz longas viagens e muito menos nas auto-estradas.
Circula apenas na vila e redondezas, sempre em marcha muito cuidadosa.
«Sou um dos motoristas mais antigos do país. Gosto de conduzir e preciso do carro para fazer a minha vida por aqui». Casado pela segunda vez, com dois filhos, tem a mulher acamada e vai ao mercado semanal fazer compras.
João da Gândara nasceu a 30 de Setembro de 1910, nas vésperas da implantação da República.
Começou por guiar ainda sem carta, na companhia de um velho cocheiro que detinha uma habilitação para conduzir carros puxados por cavalos.
Em 1932, após ter feito 21 anos, obteve a carta profissional para ligeiros e pesados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário