sábado, novembro 10, 2007

Condições para haver emprego

(post sacado do http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/ )

Num país em constante luta por emprego vivemos num concelho onde se tenta fomentar a fixação de empresas que aumentem o número de pessoas empregadas. A própria Câmara tem permissivas para atrair novos investidores. No site da Câmara pode-se mesmo ler que esta tem conseguido "chamar até si muitos investidores, devido às excelentes condições postas aos industriais." Se as condições são as que estão no respectivo site, certamente não serão as únicas que são impostas. Antes o fossem!! E digo impostas, pois as histórias que se ouvem, são a de um presidente de câmara que além de dar as condições coloca imposições, e por isso os empresários fogem com as suas empresas para concelhos vizinhos.
Minipreço e Lidl tentaram-se instalar em Poiares, mas tiriam de ser construidos onde o presidente quissesse e não onde pretendiam. Ou outra tipo de empresa que quase já teria uma forma de organização pensada pelo autarca. E assim vemos as coisas a passarem cada vez mais ao lado deste concelho que não tem os acessos necessários para aumentar os seus números de empregados. Será que o "quero, posso e mando" não tem limites? Quanto mais tempo se irá pactoar com este tipo de liderança que prejudica mais do que beneficia!?!
http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/
Que venha o Lidl ou o Minipreço. O Ecomarche ja engordou demasiado e tem comportamentos menos dignos para os seus clientes. Engordaram demais e já estão é bons para a matança.

2 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Subscrevo inteiramente este artigo, no entanto permita-me que ressalve uma situação, embora as grandes superfícies possam dar a ilusão que criam alguns postos de trabalho, elas acabam por ser as causadoras do fecho de muito comercio tradicional, o que faz com acabem muitos postos de trabalho. Por outro lado o emprego criado por estas empresas geridas pelo grande capital é normalmente precário e os salários de miséria.
É preciso lutar pela criação de postos de trabalho de empresas geridas por empresários que longe de procurarem o lucro a todo o custo pagam os devidos salários aos trabalhadores e garantem segurança no emprego.

Anônimo disse...

Era suposto que nos concelhos do interior tidos como rurais as autorizações para a instalação destas superficies, passassem pela obrigatoriedade de comercializarem produtos locais ou da região por forma a desenvolver essa região. Em Poiares é curioso verificar-se no Ecomarche o boicote que é feito às Aguas de Penacova. Ou não ha...escondida no armazem, ou expostas com os rotulos virados para o interior. É uma vergonha e mostra mesmo o que é que o explorador da superficie pretende.
Não ha justificação para tal desfaçatez e os serviços da Câmara que autorizaram o licenciamento de tal unidade, deveriam intervir.Conforme autorizaram as condições do licenciamento, tambem deveria manda-la encerrar quando verificassem tais boicotes aos produtos regionais. Donde vieram estes donos do Ecomarche. Serão de Poiares? Se não o são, ha que correr com eles tambem. Alguem ja aqui disse que engordaram de mais.