terça-feira, novembro 20, 2007

Variante do IC6 entre Catraia dos Poços e Poço do Gato (Tábua), um investimento estimado em mais de 6

A primeira fase da Variante de Tábua, no valor de 11 milhões de euros, vai ser adjudicada quarta-feira, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
Na ocasião, será também aberto o concurso público para a segunda fase daquela Variante e do troço do Itinerário Complementar 6 (IC6) entre Catraia dos Poços (Arganil) e Poço do Gato (Tábua), um investimento estimado em mais de 60 milhões de euros.
A construção do IC6, bem como dos IC7 e IC37, é uma reivindicação antiga dos autarcas e populações da região da Beira Serra, sendo vistas como obras estruturantes para o desenvolvimento económico local.
«Vamos agora começar a concretizar a nossa ambição de proporcionar melhores acessos a uma população que tem sido esquecida pelos sucessivos governos», disse Paulo Campos, acrescentando que o lançamento do troço do IC6 «é um passo importante para lutar contra o isolamento a que a zona tem estado sujeita».
O concurso público que amanhã será anunciado (IC6) terminará a 31 de Janeiro.
Durante a cerimónia em Tábua, será ainda feita, pela empresa Estradas de Portugal (EP), a apresentação do troço do IC6 entre Catraia dos Poços e Venda de Galizes.
O restante traçado do IC6, que deverá servir também os concelhos de Seia e Gouveia, está ainda, segundo o secretário de Estado, em fase de auscultação pública, existindo três propostas apresentadas pela Secretaria de Estado e uma pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras.
Quanto a divergências entre os autarcas da região sobre as opções do traçado, que podem beneficiar uns concelhos em detrimento de outros, Paulo Campos disse à Agência Lusa que irá ouvir os diversos intervenientes, de forma a tomar uma opção consensual.

Nenhum comentário: