quinta-feira, novembro 29, 2007

O Presidente de Poiares agora quer Tuneis


O autarca continua a teimar e quer túneis na Estrada da Beira EN17. Quase que propõe um Tunel entre Ceira e o Pego Negro para evitar a travessia das povoações.
O autarca de Poiares insiste na necessidade de requalificação da EN17 e defende a construção de túneis voltando a chamar a atenção para aquilo que toda a gente já conhece e que sabe que ele é culpado desta embrulhada toda, tambem dos graves problemas e entraves que aquela via colocou ao desenvolvimento dos concelhos do interior do distrito de Coimbra após a sua insistência num projecto descabido e gastador. Como a melhor defesa é o ataque, Jaime Soares continua a desculpar-se com "as péssimas intervenções que foram realizadas na Estrada da Beira", nomeadamente no que toca à sinalização horizontal, à sinalização vertical e à luminosa. E agora contra os radares e contra as brigadas da GNR. Vem agora, Jaime Soares com uns bonecos apresentar aquilo a que chama um segundo projecto, que não se sabe de quem é a autoria, sem qualquer reconhecimento geologico, que considera "a única hipótese de verdadeiramente melhorar e requalificar a Estrada da Beira "e que passa pela realização de dois túneis. O primeiro túnel ligando a designada 'curva da ferradura', em Ceira, à localidade de S. Frutuoso, aproveitando depois o traçado actual da EN17, melhorado e alargado, até à localidade de Ponte de Ribas, onde se iniciaria o segundo túnel até ao ramal da Lousã. O traçado continuaria depois a céu aberto até ao novo nó rodoviário na localidade de Ponte Velha, onde iria entroncar com a nova variante à Lousã. Para o presidente da Câmara de Poiares, "todas as outras hipóteses estão completamente esgotadas e esta seria a única forma de retirar o fluxo de tráfego de dentro das localidades, aumentando por isso a segurança". E significaria também uma redução de dois terços do tempo médio, nos horários de maior fluxo de tráfego, de uma viagem entre o Ramal da Lousã e Coimbra, e vice-versa. Com este projecto, "teríamos uma Estrada da Beira completamente nova, ao lado da antiga, deixando de ser a via de autêntico subdesenvolvimento em que se transformou, para ser mesmo um buracão. Os seus criticos acham que já se gastou dinheiro de mais e com esta teimosia o melhor é ficar queito. A solução de tuneis e viadutos é mais uma loucura em esbanjamento de dinheiros publicos. Sera que as pessoas sabem qual a definição de uma linha reta?

5 comentários:

Anônimo disse...

O unico tunel que se justificaria seria um de travessia por baixo do Mondego na zona das Torres do Mondego e o resto era pela Serra do Carvalho direito ao Entroncamento na zona industrial de S. Miguel.
Não vale inventar mais nem prejudicar as povoações ao longo do Rio Ceira a impedi-los de viver a sua vida e pacatez nas suas aldeias. Ha que respeitar aquelas gentes.

Anônimo disse...

O jaime que vá atè à Madeira para obter ao vivo melhor informação sobre tuneis.
E, claro, que beba uma ponchas com o Alberto João faz bem ao espírito!!!!

Anônimo disse...

Um tunel precisava ele na cabeça!... Não diz nada de jeito, tenta elevar-se na palavra, mas afunda-se nas intenções. Então quer tuneis na estrada da beira. Não seria melhor ali para as bandas do carvalho, atravessar a caminho de coimbra?... Já os nossos avós e até pais o faziam, eram mais inteligentes que esta abantesma, armado a dar opiniões desastradas. A propósito, onde estamos na ligação poiares/IP3?...

Anônimo disse...

Ele quer lá saber das ligações ao IP#. Lembram-se da Ponte que ele mandou fazer para atravessar o Mondego junto à Ronqueira ou lá o que é?
Quantos carros passam por lá?
Será essa ligação que ele queria de Poiares a Coimbra?
O doido até lhe chamou a Ponte Europa antes da Rainha Santa de Coimbra estar pronta. Lembram-se disso ou já se esqueceram?
Por acaso já fizeram contas de quanto dinheiro veio para Poiares nos ultimos 25 anos? Onde foi parar esse dinheiro? Foi para o Estadio de Futebol? Foi para EN 17? Foi para a Chanfana? ..ou foi para o raio que o partam?
Não ha obra nenhuma e o dinheirinho "foice"...

Anônimo disse...

É mesmo verdadinha. Onde é que se estoirou tanto dinheiro neste ultimos 25 anos? É que não se vê obra feita que marque a diferença com outros concelhos. Recebeu-se mais dinheiro e ha pouca obra que o justifique.Deve estar enterrado e bem enterrado.