terça-feira, novembro 21, 2006

LOUSÃ - Associação de Turismo Sustentável muda-se para a Lousã


Associação de Turismo Sustentável muda-se de Lisboa para a Lousã
A Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e Ecoturismo (ATECO) vai transferir a sua sede de Lisboa para a Lousã, anunciou hoje em Coimbra o presidente da autarquia, Fernando Carvalho.
Esta mudança é para nós um grande motivo de satisfação e o reconhecimento pelo trabalho que temos feito nestas áreas, disse o autarca na apresentação do Fórum de Turismo e Montanha, que vai decorrer na Lousã no dia 25 de Novembro, no salão maior do Hotel Mélia Palácio.
Segundo Fernando Carvalho, a ATECO vai dar apoio no programa do Ecomuseu da Serra da Lousã, que é uma das nossas bandeiras do turismo cultural, para além de trazer outras mais-valias ao ecoturismo e ao turismo sustentável.
O autarca mostrou-se bastante satisfeito com esta conquista, frisando que não é normal uma instituição deslocalizar a sua sede de Lisboa para outra parte do país.
O protocolo de transferência da sede, que será assinado no decorrer do evento pela ATECO e pela Câmara da Lousã, coloca um conjunto de obrigações aos dois outorgantes.
A presidente da ATECO, Maria João Burnay, explicouque uma das razões para a mudança se deveu «à centralidade» da Lousã no território nacional, que permite projectar as questões do turismo sustentável para todo o país.


Podemos considerar a Lousã o berço do turismo e do ecoturismo. Quem não se lembra dos cidadãos estrangeiros com preocupações ambientais que há várias décadas se começaram a fixar na serra da Lousã», frisou Maria João Burnay, salientando a abertura e sensibilidade da autarquia para aquelas questões e a existência de uma massa crítica muito interessante ao nível do turismo rural.
No decorrer do Fórum de Turismo e Montanha será também lançado o número seis da Revista Turismo e Desenvolvimento, sob o título “Turismo de Montanha”, editado pela Universidade de Aveiro, com base no I Congresso de Turismo de Montanha, que se realizou em 2005 na Lousã.
«Trata-se de uma revista científica, cujo projecto editorial tem três anos, dedicada exclusivamente ao turismo de montanha, com reflexões críticas sobre o desenvolvimento sustentável e o turismo», explicou Paula Mata, da Universidade de Aveiro, instituição que tem colaborado activamente com a autarquia lousanense em áreas como a ecologia, o ambiente e o turismo.
O Fórum de Turismo e Montanha vai contar com intervenções do governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques, do presidente da Região de Turismo do Centro e da Associação de Turismo do Centro, Pedro Machado, entre outros responsáveis ligados ao sector.
Durante o evento será também anunciada a data do II Congresso de Turismo de Montanha, a realizar em 2007.
Ainda relacionado com o turismo, o autarca Fernando Carvalho informou que dentro de quatro ou cinco meses deverá estar concluída a Pousada da Juventude da Lousã, que irá disponibilizar 60 camas.

Nenhum comentário: