quarta-feira, novembro 29, 2006

Poiares - Continua a saga dos cães

Como em Poiares parece que não ha mais nada a fazer ou para fazer obra de legislatura, mantem-se o braço-de-ferro entre o mandatado da Câmara e a Agir .A autarquia de Poiares alargou o prazo, mas deu um segundo ultimato à Associação Agir Pelos Animais. Na véspera do dia “D”, tudo se mantém na mesma. Aguarda-se assim pelo 3º ultimato....Parece a guerra do Solnado.Os animais estão na Quinta da Moenda e a autarquia vai recorrer aos tribunais . Jaime Soares mantém-se intransigente e vai cumprir a deliberação que fez aprovar no executivo municipal, tomada por unanimidade, no passado dia 20. Ou seja, se a Agir não retirar os animais da Quinta da Moenda até amanhã, a Câmara vai «solicitar ao tribunal um mandado judicial para poder entrar nas instalações, cumprindo a lei, e retirar os animais». O presidente de Poiares afirmou ontem no meio da rua que não recua um passo relativamente à posição assumida pelos seus pupilos e, se amanhã os animais se mantiverem no local, «imediatamente a seguir vamos fazer o pedido ao tribunal». Afirmando que pretende agir em conformidade com o que lhe vai na cabeça e com os termos da lei, Soares defende a retirada dos animais da Quinta da Moenda, mantendo-os, de seguida, de quarentena durante o período recomendado num quintal. O autarca não vê quaisquer problemas na retirada dos animais e na sua transferência para o futuro canil municipal, que, afirma, está finalmente a ser restruturado para resolver o problema. Aliás, para Jaime Soares o “problema” reside sim nos animais, que «estão sem condições e sem licença» e representam uma ameaça em termos de saúde pública, pois estão numa «situação caótica» e se ficarem mais uns dias no quintal não virá mal ao mundo. Acusando a Agir de «prepotência», Soares reafirma que a associação transformou Poiares no «caixote do lixo», canalizando para ali cães vindos dos mais variados pontos do distrito, em particular de Coimbra. Relativamente à necessidade de dar tempo à associação para conseguir um espaço onde possa instalar os animais, o autarca Poiares, é taxativo: «não tenho nada a ver com isso. Poiares já sofreu demasiado com os meus caprichos e com os da Agir. Poiares já pagou uma factura que não deve», afirmam os incredulos poiarenses. «Em Poiares, os poiarenses tratam bem as pessoas e os animais, mas há situações que ultrapassam todos os limites», adiantam, apontando o “dedo” crítico aos responsáveis da autarquia e da associação, que «não souberam ter uma convivência salutar com os poiarenses».Por isso Jaime Soares afirma que irá «até às últimas consequências», dentro das suas competências e das competencias dos outros», o que passa, não apenas pelo mandado judicial que autorize a retirada dos animais, mas também pela queixa-crime e cível contra o presidente da autarquia e da Agir - também aprovada pelos poiarenses, «por tentativa de agressão entre funcionarios das duas entidades, insultos, enxovalhos e monstruosas mentiras.
“Saímos quando tivermos condições”. Se Jaime Soares não cede um milímetro, a Agir assume idêntica posição. «Saímos quando tivermos condições para sair e neste momento não temos», disse Samuel Vieira. Segundo aquele responsável, a associação recebeu várias ofertas de pessoas que, alertadas para a situação, disponibilizaram espaços, na zona de Coimbra e também de Condeixa. Todavia, «não conseguimos criar as condições de um dia para o outro», esclarece, sublinhando a necessidade de começar pela limpeza do terreno, uma operação que em termos logísticos é complicada, tendo em conta que «a Agir não tem funcionários». Actualmente, de acordo com Samuel Vieira, estarão cerca de duas dezenas de animais na Quinta da Moenda e, satisfeito, refere que no último mês, graças ao mediatismo do “braço-de-ferro” entre a associação e a autarquia, «demos mais cães» que nos últimos meses. Tambem já ofereceram alguns cães ao presidente, para ele mandar guardar as cabras para a chanfana, o que ele agradeceu, mandando-os amarrar no jardim em frente à Camara, para morderem tambem nas canelas dos tipos que lá vão fazer filmagens para o Portugal no Coração.Samuel Vieira explica que não existe nenhuma “birra” por parte da associação, afirma a legalidade da presença na Quinta da Moenda e sublinha que desde 1998 (a associação foi constituída em 1995) manifestam vontade de mudar para outro local. Reconhece os incómodos e queixas dos vizinhos e refere as muitas diligências feitas nesse sentido ao longo dos últimos anos, algumas das quais envolveram a própria autarquia. A “mudança” praticamente estava concluída, com a transferência para Montemor, «mas nunca deixaram de deixar cães na Quinta da Moenda», recorda, apontando para um número já muito inferior às duas centenas que ali conviveram noutros tempos.Todavia, na véspera do dia “D” Samuel Vieira é inflexível: «Não vamos sair quando o presidente quer, mas quando tivermos condições para o fazer», o que, acrescenta, «até pode acontecer muito em breve», mas «não vou fugir», diz, sublinhando que «não é uma questão de dar ou não dar o braço a torcer», mas de «reunir condições». Por isso vai aguardar, esperando que se a câmara for buscar os animais tenha condições para os recolher e manter em boas condições e afirma que o canil do município não reúne esses requisitos.
Assim, aguarda-se para ver onde Jaime Soares vai guardar agora os seus cães. Os cães como bem ele chama, de raça poiarense.

20 comentários:

Anônimo disse...

Será que os cães agora têm de ter uma licença para vir à Vila? Terão de tirar um ticket para estacionar?
Já não se pode dizer que é uma boa vida de cão.
Desgraçados ficam piores que aquele do tractor que sujava as ruas. Agora Poiares vai ficar mais pobre sem cães. Mas tem muitos dos que não mordem. Que o digam os comerciantes.

Anônimo disse...

Poiares capital universal da chanfana e agora também dos cães (e cadelas).
Mas, o Presidente quer os cães vadios fora do Concelho.
Mas, as cadelas (principalmente as de duas pernas) podem ficar a fazer companhia aos que mandam.
E também ... aos que bebem.
E se os cães ferrassem nos fundilhos e nas canelas dos seus "amigos" de Poiares.
Era uma maravilha.

Anônimo disse...

Este presidente e pura e simplesmente um idiota,mas enfim,talvez queira seguir o exemplo de Lisboa e abrir salas de chuto sem duvida muito mais importante do que os animais.Porque sera que gente assim va para presidente?Ah tacho e conhecimentos que depois geram capital via luvas,subornos ou seja coisas menos claras.Senhor presidente os caes nao sao o perigo para Poiares,o unico perigo existente e o senhor.

Anônimo disse...

Eu diria que o seu a seu dono. se o "homem" quer os cães que os vá buscar e que os guarde a bom recato.

Ou seja: numa qualquer sarjeta após o que serão abatidos pelo veterinário para salvaguardar a saúde pública. É sempre assim,e o J. Soares sabe bem o que quer, é raposa velha.

No entanto não deixa de ter razão numa coisa: os cães incomodam a vizinhança onde estão instalados e podem ser foco de doenças e desregramentos públicos. Até porque a AGIR funciona na base do voluntarismo e não tem condições para manter os animais em clausura, como eles próprios admitem.

Mais, alguns falam por aqui contra a Câmara, porque não têm os animais à porta. Ser contra o estapafúrdio do Jaime é uma coisa, ser incoerente e hipócrita é outra.

E existe realmente um problema com abandono de animais em Poiares. Que a autarquia nunca levou a sério.

Agora parece que vai levar. Não abona muito a favor do ditador Soares, mas mais vale tarde que nunca.

Help Us! Animals wordwilde disse...

Quem se lixa são sempre os animais!!! O Presidente desta camara, devia ter mais coração para com os animais. Abater é fácil, mas dar condições aos animais, isso já custa dinheiro. É simplesmente vergonhosa esta atitude deste presidente. E mais Poiares é de certeza um local onde nunca irei por os pés:Chanfana!!!!! Mais um massacre. POrtugal teima mesmo em evoluir. Isto só prova como são pouco evoluidos.

Anônimo disse...

Ah !... "Quem cabras não tem e chanfana dá"... já compreendo: - V/ AÍ NÃO USAM AS CABRAS NA CHANFANA, É SIM CARNE DE CÃO !?...

Anônimo disse...

Mas haverá por aí maior cão do que o ditador? Ele quer a família ao pé dele. Por isso não levem a mal, ele vai levá-los para casa. Não andaram lá os pedreiros, mais os carpinteiros, mais os ferreiros, mais o material da câmara (tudo à conta do herário público) a arranjar os quartos para eles dormirem? Há que justificar as obras.

Anônimo disse...

Vomecês lembram-se de um descobridor chamado Cão? O ditador de Poiares, anda à pergunta dele no canil para o fazer cobridor.è que ele com tantas assistentes já não pode.

Vítor Ramalho disse...

Se o xor Presidente quisesse tudo se resolvia.
Dava um apoio à Associação, criavam-se condições para ter os cães, até se necessário fosse noutro local onde não incomodasse. Mas parece que neste país é mais fácil fechar que resolver. É por estas e por outras que eu não vejo diferença nenhuma entre o PS e o PSD.

Anônimo disse...

De Boca Aberta......
Quando a prepotência (será que é assim que se escreve?) prevalece em todas as actitudes de um ser humano, meus amigos nada há a fazer!
"Mantem os cães todos, fechem o canil.Para quê criar condições dignas para animais irracionais que foram abandonados por animais supostamente racionais?"
É este o Concelho que temos!
E não digam que não votaram nele porque estarão a mentir; ele tem ganho sempre com a maioria, porque será? Medo? Falta de oposição?
Haja Deus e muita paciência e haja também alguém que tenha coragem para não deixar que continuem a matar os animais abandonados e sim ajudar a tal Associação.
Só mais um pequeno reparo: a m..... da suposta ETAR nunca incomodou ningém?
Terá a Vila de Vila Nova de Poiares sido promovida a Capital Universal da m....... (salvo raras excepções).
E continuem a votar no mesmo....
Agora, calo-me.... ainda descobrem o meu IP e lá vou eu ter que responder em Tribunal

Anônimo disse...

Não haverá mais nada para comentar que não seja sobre os pobres cães?
É suposto que um blog sirva para divulgar variadíssimas coisas, variadíssimos temas mas não: "Jaime Soares....cães",Cães...Jaime Soares.
Cheguei a Poiares de Carrito e vou-me embora de Mota....
E mais não escrevo.

Anônimo disse...

Não haverá mais nada para comentar que não seja sobre os pobres cães?
É suposto que um blog sirva para divulgar variadíssimas coisas, variadíssimos temas mas não: "Jaime Soares/cães",Cães/Jaime Soares.
Cheguei a Poiares de Carrit e vou-me embora de Mota....
E mais não escrevo.
Ou será que posso continuar? Não descobrirão o meu IP? Talvez não... talvez confundam com PC....

Anônimo disse...

Ah grande Blog de Vila Nova de Poiares..... Como tudo que por iniciativa do seu Presidente.... tudo começa mas..... acabar ou dar continuidade.....
Onde param as notícias sobre Poiares? Não haverá nada para noticiar? Não há um acessor de Imprensa? Ás páginas tantas e tantas páginas andará por aí de carrito à precura de notícias...

Anônimo disse...

Já agora..... acertem o vosso relógio..... daqui.... 6 de Dezembro..... 14:52h
Bloguemaníaco

Anônimo disse...

Poiares ja não tem noticias. Só ha noticias quando o seu presidente diz ou faz asneiras. Nessa altura é um rega bofe dos grandes.
tanta asneira ele diz que todo o people se ri e escreve.
Agora so se fala dos c~ºaes, como se falou da Asae, se falou da carne de bode da chanfana, se falou do monumento aos Bombeiros, se falou das dividas, se falou dos fogos, se falou do Pros e Contras, onde ele tão entezoado para falar e lhe tiraram o pio. Isso é que ele bufava. Aquilo era um programa serio e não era para papalvos mandar bitaites.Bem se perfilou na 1ª fila, mas nickles.Ja ninguem se preocupa com ele. So os desgraçados dos PSDs de Coimbra o empurram pro buraco.

Anônimo disse...

Por acaso é com algum/muito/enorme/todo o orgulho que vos escrevo, apenas para dizer que ao utilizarem um nome de uma terra se deveriam esforçar por algo mais do que, apenas e tão simplesmente criticar.
Poiares vive além do jaime e dos seus fetiches!
Sejam inteligentes vivam mais á frente e acompanhem um blog de uma pequena aldeia da vossa região; uma tal de moura morta

Anônimo disse...

Extraído do JUMENTO:

Ó Portugal não te queixes,
Ai a corrupção não mata,
Ai colecta tudo o que deixes,
Ai tributa em ouro e prata.

Três soares, um cunhal,
Sete sócrates, um urinol,
Três sampaios pra nosso mal,
Que a democracia deu ao rol.

Água fria, da direita,
Água fria que a "esquerda" aqueceu,
Velha ditadura, traga a ideia,
Roupa rosa que a gente estendeu.
Um lençol de pano cru,
Vê lá, Sócrates, bem lavadinho,
Dormindo nele, Cavaco e tu,
Vê lá bem, está cor do vinho.

Anônimo disse...

Há mais um blog "sério" na região:http://omelro45.blogspot.com

Anônimo disse...

Já agora consultem também "o jumento" é um blog maravilhoso.
(não fala no presidente da câmara de poiares, garanto-vos).

Anônimo disse...

A ADM deste blog agradece os comments efectuados aos posts publicados.No entanto e por respeito a todos os bloguistas e leitores, deverão sempre apresentar um avatar ou um nick e deixar de utilizar o celebre anonymous, que não dignifica quem os publica nem quem os lê. Posteriormente e conforme o teor dos posts, serão retirados os comments anonymous o que não consideraremos censura