quinta-feira, novembro 23, 2006

LOUSÃ - Eleições na Misericordia

Antigos autarcas do PSD e PS disputam Misericórdia da Lousã
As eleições para os corpos gerentes da Misericórdia da Lousã vão ser disputadas amanhã pelo deputado do PS Horácio Antunes e o actual provedor, o social-democrata João da Franca, num sufrágio que irá decorrer entre as 21 e as 23h00
A disputa promete ser uma das mais renhidas de sempre, numa instituição com 937 «irmãos» (associados), reeditando um confronto entre PS e PSD, num município governado pelos socialistas desde 1983.
Em 1991, João da Franca, que chegou a ser candidato do PSD à Câmara Municipal, conquistou a provedoria da Santa Casa da Misericórdia, derrotando o socialista Luís Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal desde 1983.
Ao longo dos últimos 15 anos, João da Franca foi sempre reeleito para o cargo, ganhando as sucessivas eleições aos adversários.
Concorro à Santa Casa da Misericórdia porque entendo que há muito a melhorar ao nível das respostas sociais e é preciso quem saiba organizar, projectar e realizar», disse Horácio Antunes, candidato da lista B.
Encabeçando a lista A, João da Franca, planeia ampliar o Lar de idosos, com a construção de um edifício com capacidade para 32 pessoas, cujo projecto está aprovado pelo Instituto da Segurança Social.
Horácio Antunes, ex-governador civil de Coimbra e
presidente da Câmara entre 1983 e 1999, foi eleito deputado à Assembleia da República em 2005.
Membro da Assembleia Municipal da Lousã, eleito pelo PSD, João da Franca cumpriu dois mandatos como presidente da Junta de Freguesia de Foz de Arouce, de onde saiu
derrotado pelo PS nas autárquicas de 2005.
Os dois candidatos vão ter pela frente uma lista de espera com cerca de 90 idosos e 170 crianças que aguardam por vaga nas valências da instituição.
A Santa Casa construiu um bloco para idosos há 25 anos e nunca mais conseguiu realizar obras. Há 25 anos que a lotação é praticamente a mesma, dando resposta muito fraca às solicitações, criticou Horácio Antunes.

O deputado socialista prometeu ainda a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados que, na sua opinião, «já poderia estar concluída há sete ou oito anos atrás se tivessem sido apresentados projectos credíveis aos Ministérios da Saúde e Segurança Social».
Horácio Antunes adiantou ainda que, se for eleito, irá avançar com projectos até ao final de Dezembro para apresentar candidaturas que possibilitem a concretização dos seus objectivos.
Por seu turno, João da Franca adiantou que a ampliação do lar de idosos, orçada em 400 mil euros, «é o seu grande projecto para o próximo triénio».
«No entanto, não iremos descurar a aquisição de um espaço para a instalação de um serviço de Unidade de Cuidados Continuados e acamados e melhoria de todos os serviços», acrescentou o actual provedor.
Como obra marcante do seu último mandato, João da Franca destaca a construção da nova creche, inaugurada há cerca de ano e meio, com capacidade para 68 crianças.
A actual falta de respostas sociais da Santa Casa, que lhe é imputada pelo adversário, deve-se, na sua opinião, à explosão demográfica do concelho, «que se transformou num dormitório de Coimbra, sem que a Lousã estivesse preparada».
«Vai ser muito difícil nos próximos anos terminar com as listas de espera, a não ser que o Governo disponibilize verbas, o que actualmente não se vislumbra com os cortes orçamentais», referiu João da Franca.

9 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Os abutres que nos comem a carne, até numa instituição como esta lutam pela presa.

Anônimo disse...

E viu-se o resultado.

Sua Exºa o Sr. deputado do PS, levou uma "malha" das antigas. Toma que é para aprenderes.

Horácio de pés para a cova. Por isso é que candidatou. Anda há procura duma cama na Santa Casa à borla? Ainda não foi desta...

Franca é o maior. Até é do PSD...

Anônimo disse...

E gaijas?

Anônimo disse...

Aqui já começaram a perder. E aí em Poiares quando é que há a mudança??

Anônimo disse...

Boa!!!! parabéns a João Franca!!!
Grande malha, sr deputado... e logo na véspera de Marques Mendes ir à Lousã... o seu filho que se cuide!!! Ou não, porque já se viu que filho de peixe nem boiar sabe!!!

Vítor Ramalho disse...

Entre um e outro que venha o Diabo e escolha.

Anônimo disse...

O Horacio ja está velho mas retirou-se a tempo da Camara. Pelo menos já não incomoda.Agora aqui em Poiares teremos de gramar o mesmo mais uns anitos. Arre porra que é de mais.É por isso que Poiares continua a ser considerada a terra dos azeiteiros ou do oleo marinho.

Anônimo disse...

Há que saber sair na hora certa, com toda a dignidade, em grande.
O Prof. Horácio actuou bem e deixou o Poder Local.
É pena que outros, alérgicos à mudança, se agarrem ao poder e depois só saiem de cócoras ou para o Cemitério.
O Barão de Araruna é um deles.

VENDA NOVA

Anônimo disse...

Quem é o barão de Araruna? Não me digam que é o presidente da Câmara?

Essa eu ainda não sabia mas lá que tem piada tem: AHAHAH.