segunda-feira, novembro 13, 2006

Poiares - Controversia com o canil

O abrigo para cães que a Associação Agir pelos Animais mantém em Santa Maria, Vila Nova de Poiares, é o centro da discórdia entre autarquia e defensores dos caninos. Uma situação que ontem descambou em ameaças e tentativas de agressão.Samuel Vieira, dirigente da Agir, é acusado por Jaime Soares de ter tentado agredir dois funcionários camarários que se deslocaram ao local onde estão recolhidas algumas dezenas de cães abandonados. De acordo com Jaime Soares, os dois funcionários da autarquia, a mandado dele deslocaram-se ontem ao local, em Santa Maria, com intenção de fotografar a situação em que se encontram os animais que, na óptica do edil, «estão ao abandono», com o objectivo de fazer chegar as imagens à Imprensa.
este abandono é quase tão grande como os cães abandonados pelo concelho de Poiares. O dirigente da associação terá tentado, logicamente impedir pelos seus meios a captação das imagens. Jaime Soares como um grande educador das massas, frisou que Samuel Vieira ainda terá dado um murro no espelho da carrinha em que se faziam transportar, num relato digno da populaça sub-saariana. «O senhor Samuel Macedo assumiu os actos à Polícia Municipal», disse o autarca, sublinhando que, na sequência desta ocorrência «vou accioná-lo judicialmente».Ora toma que é pra aprenderes.
O diferendo entre a Agir e a Câmara de Poiares tem cerca de 13 anos. Como não ha um canil no concelho, nem vontade de o criar porque dá grande despesa, maior que a dos outdoors da chanfana, a associação, sem fins lucrativos instalou--se na ?Quinta da Moenda?, junto à localidade de Santa Maria e foi recebendo animais abandonados até que, em Junho deste ano, teve que retirar os mais de 200 cães que estavam no local.
A verdade é que actualmente já estão no local algumas dezenas de canídeos, o que levou a autarquia a emitir um aviso para a retirada dos animais no prazo máximo de cinco dias, após o que são recolhidos pelos serviços municipais.
Samuel Vieira ripostou e enviou um comunicado à Imprensa onde manifesta repulsa pela atitude do autarca, acusando-o de ter inviabilizado a construção de um canil «adequado ao concelho».A Agir que «não faz recolha de animais, mas continuam deixá-los aqui e nós recolhemo-los, não os podemos deixar amarrados a uma árvore à espera que morram». Acusou a autarquia de prepotência e disse que «não deixa de ser estranho que quando tínhamos 200 animais, o veterinário municipal só detectou dois doentes, e o delegado de saúde só soube descobrir que não tínhamos esgotos, que é algo que em Poiares não existe».
Era bem feito que as pessoas fossem abandonar os cães à porta da Câmara amarrados ao trinco só para ver o que o Presidente faria.
Samuel Vieira acusa ainda a câmara de ter bloqueado o processo para a criação de um canil com condições. «Em 1998 adquirimos um terreno e até fizemos um projecto de impacto paisagístico, mas passado tempo disseram-nos que não podia ser porque iriam construir um bairro social lá perto», revelou, ironizando que, «como ainda não há bairro, deve ser uma promessa de todas as eleições».O dirigente da Agir relatou que «então propusemos a troca por um terreno mais deslocado, fomos lá ver e aceitámos, apesar de parecer que tinham escolhido para não aceitarmos». A aceitação do terreno proposto pela câmara parece ser o único ponto de concordância entre as partes, muito embora nunca se tenha concretizado a criação do canil, por razões que razão desconhece.
Por um lado Samuel Vieira vai dizendo que a autarquia não os recebe como já é habito , e por outro, Jaime Soares diz que é a Associação que não quer avançar.
?É um perigoso mentiroso?, esta frase lapidar não se sabe para qual deles é.
O edil de Poiares como um lidimo mandante ficou ?tocado? por ter tido conhecimento do comunicado da Agir através dos jornalistas e lançou que «o texto está eivado de grosseiras mentiras e o seu autor é um perigoso mentiroso, já que quer fazer passar para a opinião pública uma escabrosa, uma despudorada mentira».
Grande tirada sacada la dos alfarrabios da Risca Silva. Nem o Padre de Trancoso nem o Bandarra se enxergariam.

Nota : Isto vai continuar....ai vai vai. Para quando o 2º episodio do Canil de Poiares?

4 comentários:

Anônimo disse...

A câmara já tem cães que cheguem

Anônimo disse...

Avancem com a construção de um CANIL/GATIL MUNICIPAL em POIARES.
Até lá que haja um acordo entre a Câmara e o "AGIR" para proteger os infelizes dos canídeos, aqueles que nenhuma culpa têm das "guerrinhas", mas que as pagam na pele.
Os animais não têm direitos, mas os humanos têm o dever de os tratar bem e proteger.
Quem não trata bem os animais não merece ser bem tratado.

VENDA NOVA

Anônimo disse...

É imperativo. É urgente, construir-se um canil, pois qualquer dia a cabritinha (Câmara) deixa de dar leite porque não é alimentada pelo Governo. Emagrece, e a carne dos que mandamm lá já não vale nada. Terá que ser uma organização de boas-gentes e vontades a tratá-los.
Também a Junta de Freguesia de Poiares tem cupa nisto, visto que a única coisa que sabe fazer é passar as licenças para os cães, se os abandona não terá receitas.

Anônimo disse...

Em Poiares cão não pode permanecer.
Só cadelas e nem todas.
Podem comer a chanfana toda e esse risco não se corre.