quarta-feira, dezembro 10, 2003

MIRANDA DO CORVO - Parque eólico rende um milhão a Vila Nova.....



A Enernova iniciou trabalhos de construção de 10 torres de betão.

A Enernova começou a construir um parque eólico no concelho de Miranda do Corvo, devendo pagar um milhão de euros à Junta de Freguesia de Vila Nova nos próximos anos.

O Presidente da Junta disse que, além da verba fixa a atribuir pela empresa do grupo EDP, a autarquia, titular dos terrenos baldios daquela zona da Serra da Lousã, vai ainda beneficiar de uma parte das receitas da produção de energia daquele parque.
A Enernova iniciou já os trabalhos de construção de 10 torres de betão, a fim de implantar outros tantos aerogeradores, numa primeira fase do projecto. O empreendimento será aumentado numa fase posterior, ao abrigo de um protocolo celebrado, em 1998, entre a Enernova e a Junta de Freguesia de Vila Nova.
“Esta é uma obra de grande envergadura cujas contrapartidas financeiras serão aplicadas em importantes infra-estruturas, em particular a ampliação do cemitério e a construção de um heliporto”, disse o presidente da Junta de Freguesia.
O projecto “tem contado com a solidariedade da Câmara Municipal de Miranda”.
A ocupação dos baldios de Vila Nova pela Enernova, para efeitos de produção de energia eólica, está garantida através do protocolo nos próximos 25 anos. A inauguração da central, com a potência de 20 megawatts, está prevista para Junho de 2004.
Cada aerogerador pesa 45 toneladas e funcionará no cimo de uma torre com 70 metros de altura, medindo as pás da hélice 40 metros de comprimento. O enchimento das fundações das torres pode envolver, diariamente, dezenas de máquinas e viaturas e cerca de uma centena de trabalhadores.

Comentários cá do je....................


Pois, pois isto é que é serviço. Parabens à Câmara de Miranda.

Em Poiares nada disto se passa. Nem eólicas nas Serras do Carvalho, nem na Serra da Atalhada, nem na do Bidoeiro..... nem mini hidricas no Rio Alva.
Não é preciso energia........o que é preciso é chanfana.

Nenhum comentário: