segunda-feira, dezembro 29, 2003

O longo caminho da Ponte Europa......


Obra polémica foi consignada há precisamente quatro anos pelo então ministro Jorge Coelho.

Há quatro anos arrancava oficialmente a Ponte Europa, com o auto de consignação da obra. Depois dos atrasos, das polémicas e agora com outro executivo camarário, a obra parece estar a finalizar. Por fazer está a ligação à Ponte da Portela, que permitirá defitivamente tirar muito do trânsito excessivo do centro da cidade.
Ao que tudo indica, os trabalhos de junção das duas partes do tabuleiro estão a desenrolar-se com normalidade, estando a decorrer a colocação de aduelas. Segue-se, em Fevereiro, a colocação da estrutura de suporte necessária para a betonagem do ponto de união das duas partes do tabuleiro, e o fecho deverá ser feito em Março de 2004, para que a ponte possa abrir ao tráfego em Maio, ainda antes do Euro?2004.

LIGAÇÃO À PORTELA SÓ EM 2005

Terminada a empreitada, seguem-se duas importantes obras: a melhoria da ligação na EN 1 entre a Ponte Europa e Cruz de Morouços (ao pé do Pipo), onde começa a futura Variante Sul do IC2, cuja obra foi lançada pelo IEP, e está por executar a ligação da Ponte Europa à Ponte da Portela, uma obra de que só foi possível lançar o concurso público em 2003.
?Essa obra é essencial para o funcionamento da Ponte Europa, e para que a circulação no Vale das Flores não fique particularmente difícil
A importância da ligação com a Ponte da Portela prende-se com o facto de que a abertura da Ponte Europa vai ter tendência a canalizar mais tráfego do Sul. Sem o funcionamento do troço entre a Ponte Europa e a Ponte da Portela, esse tráfego vai ter que se repartir entre o Vale das Flores e a Avenida Urbano Duarte, que significa que durante mais de um ano a Ponte Europa não vai poder funcionar com toda a capacidade.

Entretanto a Ponte da Portela, tudo indica, deverá estar concluída dentro do prazo, em Maio, faltando então a ligação entre as duas pontes.

O QUE VAI MELHORAR

A Ponte Europa, tem uma dupla função. Por um lado uma função nacional, pelo que é essencial a ligação da Ponte Europa à Ponte da Portela e depois à circular externa.
Por outro lado, uma função integrada num ?primeiro anel? de circulação à zona consolidada da cidade, que inclui a Avenida da Boavista e o Vale das Flores, a circular externa e parte da interna. ?A ideia é que só circula dentro desse anel quem precisa ir à cidade. E para quem for de um extremo ao outro, não tenha que passar por esse anel?.
Questionando-se sobre se a Ponte Europa vai resolver os problemas de acesso à cidade de Coimbra,...... ?é a ponte que temos?.
?Há necessidade de criar dentro de alguns anos um anel externo que passe a montante da Ponte da Portela, uma vez que a Ponte Europa vai reduzir o trânsito na Ponte da Portela?.

Comentarios cá do je.........
Pois é......Não ha duvida que o alargamento do actual traçado da Estrada da Beira é só para gastar dinheiro.

Lute-se mas é por um projecto de um novo traçado a partir da Ponte Velha e que venha sair a montante da Ponte da Portela.

Parece que alguem já está a ter essa visão....mas enfim.
Lá teremos que assistir ao folclore das manifestações...e vamos ver se não será na altura do Euro.
Até era giro....para Inglês ver.

Nenhum comentário: