quarta-feira, dezembro 17, 2003

PDM “inimigo” da fixação da população ......



A Junta de Borda do Campo teme a desertificação da freguesia, devido às condicionantes do PDM. O seu presidente tem outras preocupações que partilhou com os deputados da Assembleia Municipal, valendo-lhe no entanto, toda a beleza natural que os rodeia

Não há freguesia rural no concelho da Figueira que não se queixe dos constrangimentos do PDM (Plano Director Municipal). Contudo, na Borda do Campo o “caso” é mais flagrante, principalmente numa das povoações, em que de um lado da estrada (o mais deserto) pertencem à Figueira e no outro, mais povoado, a Pombal.
Aliás, o PDM tem sido o maior “inimigo” da fixação da população e o presidente da junta teme mesmo a «desertificação» da freguesia. Mas, a iminência de uma escola primária (Porto Godinho) encerrar, manifestadas à Comissão Permanente da Assembleia Municipal, cujos elementos visitaram a freguesia.
Mas na Borda do Campo também há motivos para «orgulho», como a beleza paisagística, que é de “cortar a respiração”, particularmente na zona da Quinta do Seminário, onde os campos de arroz agora totalmente alagados, espelham na íntegra a povoação e a vegetação envolvente, como se de um sonho se tratasse. Outros motivos para sentir que a sua freguesia é diferente, é o facto de possuir alguns moinhos de água, um deles com mais de 400 anos de idade (ver caixilho). O Presidnte que luta pela preservação daqueles locais, diz, desalentado, que esse poderia ser «um pólo turístico, mas estão no domínio particular e só se eles abdicassem». “Tocado” também pelas belezas naturais e culturais ficou o presidente da Assembleia Municipal. Daniel Santos entende que «há ali valores sociológicos que importa preservar», referindo-se à “filosofia” inicial do PDM que, em 1994, tinha «princípios básicos de contenção de expansão», que a continuarem «pode levar ao desaparecimento de certas povoações».
Por outro lado, considera «urgente» compatibilizar as condicionantes dos dois concelhos, «para se tratar as pessoas de forma idêntica». Daniel Santos também defende a divulgação das belezas da Borda do Campo, onde «os figueirenses e não só, deveriam ir, pois só essa visita vale por um dia inteiro de relaxamento».


Comentários cá do je .........

....roda no rio




Mas qual PDM qual carapuça

Onde é que já vimos isto?

Vão às Freguesias das Lavegadas e de S. Miguel no nosso Concelho de Poiares e vejam o que se passa com os PDMs.

De quem é a culpa?

Nós sabemos de quem é.


Nenhum comentário: