quinta-feira, dezembro 18, 2003

O poder da criatividade ...e o verdadeiro artesanato................




Num rasgo de criatividade, um antigo comerciante de Gaia, radicado há cerca de três anos em Serpins - Lousã, inventou um processo que lhe permite fazer cestos parecidos com os de vime a partir de rolinhos de papel de jornal. Assim, trocou as voltas à doença e à má sorte.

Parecem artefactos de vime, mas não o são. A incredulidade inicial dá lugar ao espanto quando o artesão nos prova que aqueles objectos têm como matéria-prima papel de jornal.
Sem revelar alguns segredos do ofício, José da Silva Lucas mostrou todos os passos de manufactura de um pequeno cesto, desde o enrolar das tiras de papel até ao momento em que mergulha a peça num líquido rosado, cuja composição só ele sabe.

Tendo o hábito de manusear os jornais, permitiu a José da Silva Lucas derivar a atenção para outras particularidades do jornal. Eis que puxa por uma “veia”, até então desconhecida, e começa a trabalhar nas potencialidades do papel de jornal, depois de cumprida a função de informar.
De recorte em recorte, chega aos rolinhos de papel, une uns aos outros e trabalha-os como se de vimes se tratassem. Na forja estava um artesão e a sua criação.


Comentários cá do je.............



Assim é que é.

Nunca vimos este artesão na Feira do Artesanato e Vaidades de Poiares.

Haja inovação na mostra do estafado artesanato que lá aparece na feira anual.

Já cansa o que lá aparece, ... ate parece a Feira do Vale das Flores.

Nenhum comentário: