sábado, outubro 23, 2004

Adeus João Moreno ....



João Moreno partiu e a Académica ficou, irremediavelmente, mais pobre. A Briosa chora o adeus de um símbolo. Um líder carismático que, infelizmente, não pôde terminar o seu terceiro mandato

O dia 23 de Outubro de 2004 ficará, certamente, na memória de todos aqueles que gostam da Académica. João Moreno, presidente do clube, faleceu na madrugada de ontem vítima de doença prolongada, situação que já se vinha arrastando durante o último ano e que o impossibilitou de dar um maior contributo ao emblema do seu coração.
Apesar da dura batalha que travou, Moreno nunca esqueceu a sua Briosa, demonstrando um amor e uma enorme fidelidade, mesmo em alturas difíceis da sua vida.
É inequívoco que a Académica perdeu uma das suas maiores figuras.
Um presidente a quem ninguém ficava indiferente, um líder carismático, mas, acima de tudo, um homem solidário e com um grande coração. Com ele? parte também um pouco da história do emblema losangolar.
Nascido a 27 de Janeiro de 1931, em Almeirim, este médico de 73 anos cruzou-se, pela primeira vez, com o clube da cidade do Mondego ainda na década de 50. Entre 1955 e 1958 foi membro da Secção de Futebol nomeado pela Direcção Geral, tendo convivido directamente com o Mestre Cândido de Oliveira.
Entre 1969 e 1971 assumiu as funções de vice-presidente sob a presidência de Adolfo Mesquita, subindo depois ao cargo mais alto do clube em 1971 exercendo, em simultâneo, as funções de médico da secção. Esta foi, de resto, a primeira de três ocasiões distintas em que assumiu o lugar de líder do clube.
A segunda foi em 22 de Dezembro de 1978 e a última, mais recentemente, a 17 de Março de 2003 (meses antes foi indigitado como presidente da Comissão de Gestão), mandato que acabava em 2006, mas que, infelizmente, não poderá terminar.
Figura incontornável do universo academista, João Moreno (pai de três filhos e casado com Maria Teresa Moreno), um dos 17 presidentes desde 1961, destacou--se também a nível profissional enquanto reputado cirurgião e presidente do Centro Hospitalar de Coimbra, tendo também feito parte do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto, instituição presidida pelo seu genro Viegas Nascimento.

Moreno nunca foi ao novo estádio

Tal como aconteceu com o antigo presidente Paulo Cardoso e o médico Francisco Soares, também o corpo de João Moreno esteve durante o dia de ontem no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho e foram muitos aqueles que passaram pela sede do clube para darem um último adeus a um verdadeiro símbolo da Académica, realçando-se, para além dos membros da Direcção, as presenças de Carlos Beja, Santana Maia e das equipas seniores de futsal e andebol da Briosa.

Nenhum comentário: