sexta-feira, outubro 01, 2004

CONFRARIA DO RÂGUEBI - ?Confrarugbia? reuniu

Históricos da modalidade reúnem?se mensalmente para relembrar velhos momentos de glória. A vila da Lousã foi o local escolhido para o encontro do mês passado.

Dezenas de anos de vida dedicados ao râguebi levaram alguns dos históricos da modalidade a reunirem?se em grupo restrito, constituindo a strong>Confrarugbia. Esta CONFRARIA nascida em 1999, inicialmente com nove elementos, atingiu já o número limite de quinze (consagrado em Carta de Lei), tantos quantos são os atletas de uma equipa em campo.
São todos ex?jogadores e antigos ou actuais dirigentes de clubes ou da Federação Portuguesa de Râguebi.
Reúnem?se habitualmente à volta de farta mesa, em vários pontos do país, por convite de cada um dos confrades. Velhas glórias do râguebi como Picão de Abreu, José Redondo, Gaspar Ramos ou Raúl Martins são alguns dos que mantêm viva a chama de permanente convívio.
Segundo os Estatutos da Confrarugbia, todos tiveram que cumprir um ritual de admissão ao ingerir uma azeitona, (de forma o mais oval possível, sem caroço) e beber um pouco de vinho tinto. A saudação oficial entre confrarugbios é longa e boa vida, expressão que adquire uma especial importância pelo facto de apenas terem sido admitidos membros com mais de 50 anos. Só por morte de algum elemento actual, poderá haver nova admissão.
Embora em estilo bem disposto, os confrarugbios comprometem?se a afirmar a sua condição de ex?jogador com orgulho, defendendo sempre a modalidade. Afirmam?se como todos iguais, sem distinção quanto a clube de origem, internacionalizações, número de ensaios marcados ou incrivelmente falhados no passado.
A Confrarugbia voltou a reunir na Lousã, vila onde pontifica o Râguebi Clube, fundado há trinta anos por Jose Carranca Redondo, anfitrião do evento.
Na oportunidade foram relembradas velhas façanhas e rivalidades, tendo sido reconhecida a crescente importância de uma modalidade cuja selecção nacional obteve na última época o título de campeã europeia, frente à Rússia, em jogo disputado em Coimbra.



Nenhum comentário: