sábado, outubro 02, 2004

MIRANDA DO CORVO -Água turva na Assembleia Municipal


A bancada do Partido Socialista acusou anteontem a presidente da autarquia de nada ter feito para melhorar a qualidade da água no concelho, durante uma sessão da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo. Os socialistas pegaram nos argumentos de Fátima Ramos quando era vereadora da oposição para a atacar politicamente. Também a população de Casais de S. Clemente, localidade onde se realizou a reunião, se queixou do líquido que brota das suas torneiras

A qualidade da água de Miranda do Corvo foi tema de discussão na Assembleia Municipal que se realizou anteontem à noite na Associação Recreativa e Cultural de Casais de S. Clemente.
A bancada socialista acusou a presidente da Câmara de nada ter feito para melhorar a qualidade da água no concelho. Contrariamente àquilo que apregoou nas páginas dos jornais e nas sessões de propaganda política quando era da oposição, nada tem feito, sentenciou a porta-voz Conceição Rodrigues.
Fátima Ramos foi mesmo confrontada com artigos de opinião que escreveu em 1988, enquanto vereadora do PSD, onde acusava o então executivo de Jorge Cosme de vender um produto impróprio com risco para a saúde das pessoas e das crianças?.
Será que tem dificuldades de diálogo com os municípios vizinhos? Quase todos são da família política da actual maioria camarária, ou será, que só lhe interessa o diálogo e as parcerias com algumas instituições locais?, questionou o PS.
Na resposta, Fátima Ramos lembrou que Miranda não possui uma grande barragem, estando dependente de uma série de captações, o que não permite manter uma qualidade igual em todo o lado.
Em sua defesa evocou a limpeza periódica e a instalação de sistemas de cloro nos reservatórios, a divulgação das análises e a colocação de uma técnica da autarquia para supervisionar esta área.
Para a autarca, a situação só vai melhorar quando avançar o sistema de abastecimento em alta, embora afirme que não vai resolver todos os problemas do abastecimento público.
No entanto, considera que actualmente a qualidade é melhor do que era antigamente», sugerindo uma consulta às análises efectuadas periodicamente pelo laboratório que já as fazia no passado. Para ter uma situação boa vamos ter de esperar que o sistema avance, mas podem comparar a água agora com outros tempos, sublinhou.
Hoje limpa, amanhã turva

"A amostra está aqui, irrompeu uma voz do fundo da sala, mostrando uma garrafa de água da cor do barro. Coincidência ou não, esta questão era também o assunto que fez deslocar cerca de duas dezenas de pessoas à reunião.
De acordo com a população, desde há algum tempo que o precioso líquido aparece turvo nas torneiras, causando enormes transtornos. Não se admite que hoje esteja limpa e amanhã esteja turva, queixou-se António Tomás.
Que benefícios é que tiramos deste líquido que nos dá prejuízos nos electrodomésticos, acrescentou Vítor Fachada, o habitante que trouxe a garrafa com água imprópria.
Insatisfeita com a situação, Maria Dias Vicente advoga que no mês de Setembro nem devíamos pagar», enquanto Maria da Purificação desabafa: nem podemos tomar banho.
Fátima Ramos afirmou que a autarquia iria realizar todos os estudos necessários no sentido de resolver o problema e deixou também a garantia de questionar os serviços municipais sobre este assunto.

Tal como em Poiares o problema da agua é um problenma serio. Nesse concelho são as condutas podres que foram mal implantadas e que em muitas das vezes as roturas abaixo das piesometricas aspiram os inertes, barros e terras para a tubaria.
Por iso umas vezes é castanha outras castanha é, e é das aguas mais caras do país. É só fazer contas.
O que vale é que o povo é sereno, come e cala.
Só refilou quando plantou uma horta nas estradas de ligação à zona industrial. Ate deram grelos, pois daí a uns dias la estava o alcatrão.

Nenhum comentário: