sexta-feira, outubro 08, 2004

Derrota Estrondosa - Jaime Soares perdeu mais uma vez......

Jaime Soares reconhece que o PSD não sai brilhantemente do processo, pelo facto de ter havido algum desrespeito de compromissos.
A sua falta de capacidade negocial que normalmente é feita em cim dos joelhos, deu nisto.
Mas, lembrando que o seu partido ficou com maioria simples na Assembleia Metropolitana, garante não estar arrependido de ter negociado com os socialistas. Não acredito que o PS se junte com a CDU para derrotar o PSD. Se isso acontecer, ameaça entrar por caminhos que enfrentarão qualquer frentismo de esquerda.

PS e CDU formam maioria.A inesperada votação na lista da CDU e o elevado número de abstencionistas de votos nulos e brancos colocou o PSD em desvantagem, apesar de presidir a dez das 16 câmaras da Grande Área Metropolitana de Coimbra

As votações realizadas anteontem em 16 assembleias municipais para a eleição dos 49 membros da Assembleia da Grande Área Metropolitana de Coimbra colocaram, inesperadamente, os partidos de esquerda em maioria:
o PS e a CDU tem 25 representantes, contra 24 do PSD e do PP.
O líder distrital do PSD, Jaime Soares, depois da asneira que cometeu e da falta de lucidez considera que é pura especulação falar-se num eventual frentismo de esquerda na Assembleia Metropolitana.
Apesar de presidir a dez das 16 câmaras municipais que integram a Grande Área Metropolitana de Coimbra (GAMC) ? o PS está no poder em seis -, o PSD só conseguiu eleger 23 representantes, a que se deverá juntar um eleito do CDS/PP nas futuras votações. Os socialistas elegeram os 22 representantes previstos, enquanto a CDU conseguiu três - mais um do que o esperado.
O PSD acabou por ser prejudicado pela estratégia de se apresentar a votos numa lista conjunta com o PS, contra a da CDU. Tendo em conta a representatividade destes três partidos nas 16 assembleias municipais, se cada um deles tivesse concorrido com a sua própria lista, o PSD deveria ter eleito 25 deputados, o PS os mesmos 22 e a CDU apenas dois, admite o líder distrital ?laranja?. A lei prevê que as contas finais sejam feitas segundo método de ?Hondt?.

Jaime Soares considera que a estratégia da lista bi-partidária, que negociou com o líder distrital socialista, Víctor Baptista, e com o presidente da Câmara de Condeixa, Jorge Bento, não surtiu o efeito desejado por falta de organização e de disciplina partidária.
Numa primeira análise, diz-se convencido de que as responsabilidades cabem, sobretudo, ao PS.
A diferença, segundo afirma Jaime Soares, no que admite ser uma análise simplista, resultará de votos de socialistas na lista comunista.Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Poiares, aponta o dedo à elevada abstenção - 54 deputados, nas 16 assembleias.

Reconhece que, mesmo da parte do PSD, houve uma pequena grande falha em Miranda do Corvo, onde apenas votaram 13 dos 21 eleitores.

O autarca acaba assim por reconhecer que o PSD não sai brilhantemente do processo, pelo facto de ter havido algum desrespeito de compromissos.

Entao de quem é a culpa? Mas que leader temos nos?
Já parece o Alberto João que para certas coisas não dá.
Não é leader quem quer, só é leader quem pode.
Mas derrotas destas vão haver maais daqui para a frente. Estejam descansados.

Nenhum comentário: