domingo, janeiro 15, 2006

PAMPILHOSA DA SERRA _ Confraria do Maranho




O III Capítulo da Confraria do Maranho, na Pampilhosa da Serra, ficou ontem marcado pela entronização, a título honorífico, de dois confrades ilustres, D Duarte Pio, duque de Bragança, e D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga
A Confraria do Maranho, da Pampilhosa da Serra, levou a cabo, ontem, o seu III Capítulo, numa jornada em que os focos de atenção se viraram para a presença do duque de Bragança, assim como do arcebispo emérito de Braga, o pampilhosense D. Eurico Dias Nogueira.
A presença de D. Duarte Pio tinha como fim entregar, através da Fundação D. Manuel II, um donativo recolhido pela diocese de Montreal, no Canadá, destinado a ajudar a colmatar os prejuízos pelos incêndios do último Verão.
Ambos receberiam as insígnias de confrades honorários da Confraria do Maranho, numa cerimónia onde foram iniciados cerca de duas dezenas de novos irmãos.
Já depois da missa que foi celebrada na Igreja Matriz, tanto a Confraria sedeada na Pampilhosa como outras que participaram no Capítulo de ontem, foram recebidos pelo presidente da Câmara nos Paços do Concelho.
O autarca, ele próprio confrade como todos os presidentes trauliteiros, despiu-se desse papel para, mais uma vez, carpir no mundo de hipocrisia em que vivemos dirigindo-se especialmente aos políticos, que protagonizam uma sociedade sem valores, nomeadamente os da pessoa humana.
De entre muitas confrarias que não quiseram deixar de estar presentes, destaca-se a da Chanfana, madrinha na criação da Confraria do Maranho, que se fez representar pelo par Jaime Soares e Madalena Carrito.
Se a entrada de cerca de 20 novos irmãos na confraria acaba por ser algo normal, apesar de todo o cerimonial, a entronização, a título honorífico, de D. Duarte Pio e D. Eurico Dias Nogueira, marcou o Capítulo ontem realizado.
Enquanto o duque de Bragança atraiu muitos populares pelo ineditismo da visita, o arcebispo emérito de Braga é um pampilhosense que goza de muita estima entre os seus conterrâneos.
Como é da praxe, o encontro terminou em festa com uma almoço onde, como não poderia deixar de ser, o maranho da Pampilhosa da Serra foi o prato principal.

Um comentário:

bono disse...

poiares boa terra...

www.souelitesouassim.blogspot.com