quarta-feira, janeiro 11, 2006

POIARES - Chanfana é rainha durante uma semana


A Semana da Chanfana está de volta a Poiares. A iniciativa repete-se pelo 3.º ano consecutivo e, em Poiares, os oito restaurantes aderentes esperam uma verdadeira multidão de apreciadores deste prato gastronómico, confeccionado à base de carne de cabra velha. A acompanhar este ano está o "Poiarito", a recém apresentada sobremesa de Poiares que a autarquia vai oferecer a todos os visitantes e que ninguem de Poiares sabe o que é.

São oito os restaurantes que este ano aderiram à Semana da Chanfana evento que visa, antes de mais, a promoção daquele que é um prato de excelência do concelho. A chanfana tem algumas raízes em Poiares, dizem os poiarenses, por isso, de 13 a 23 de Janeiro todos os caminhos vão dar aos restaurantes que, cuidadosamente, preparam a chanfana, prato confeccionado à base de carne de cabra velha.
Os amantes já são muitos, diz Madalena Carrito, que organiza o evento.
O facto dos restaurantes terem novamente aderido à iniciativa revela que a chanfana praticamente esgotou. Já não ha cabras que cheguem.
Aliás, para dar resposta à muita procura os restaurantes aderentes não vão fechar para descanso semanal, que aconteceu no ano passado e acabou por sobrecarregar a restauração e provocar lista de espera.

Concurso premeia melhor chanfana

Promover a chanfana enquanto prato regional de Poiares.
Os restaurantes aderentes estão, por isso, sujeitos a uma avaliação no âmbito do já habitual concurso, estabelecido para eleger e premiar os melhores profissionais da gastronomia, que garantam a autenticidade e a qualidade da chanfana em Poiares.
O júri do concurso atribuirá as classificações, composto por elementos da Câmara Municipal de Poiares e outros, para avaliar não apenas o prato chanfana,mas também o serviço de atendimento, a carta de vinhos e as sobremesas.

Poiarito substitui vinho.
O Poiarito, doce regional recentemente apresentado, vai ser a sobremesa de todos os visitantes, numa iniciativa em que a autarquia de Poiares pretende a promoção do doce, oficialmente apresentado em Setembro passado.
Deixa de fazer sentido oferecer o vinho que nem é de Poiares.O "Poiarito" não é mais do que um doce que tem na base o pão, o tradicional destas zonas rurais, a que se juntam produtos regionais, como o mel, e os licores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas ainda ha cabras que cheguem?
O Jaime dizia que ia mandar plantar cabras na serra em vez de eucaliptos. Estamos todos à espera.

Anônimo disse...

O odahlagse tem razão. São uma cambada de ranhosos estes velhotes todos.
Desde o velhote que roubou os retornados ate ao guarda livros a quem lhe chamam professor da mula russa, bem como ao alegrete é tudo uma cafila de malfeitores.Este governo da treta está feito ao bife.
O que queremos agora é sexo. Falta-nos sexo.
Em Poiares se o coiso não estivesse tão velho havia sexo à fartasana.
E viva o Esgalhado que percebe da poda.
Vai trabalhar malandro. Ja roubaste o que tinhas a roubar. Põe mais oleo no azeite que o Cavaco perdoa-te.