terça-feira, setembro 26, 2006

ARGANIL - Dois dias para conhecer realidade do concelho

A tardia reabilitação da EN342, os arranjos nas acessibilidades na freguesia de Piódão e a intervenção na capela de S. Pedro são alguns dos problemas que o governador civil de Coimbra vai conhecer de perto na sua visita a Arganil.O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, vai conhecer de perto o concelho de Arganil, palmilhando sete das 18 freguesias do concelho. Durante a sua visita, a decorrer hoje e amanhã, o presidente da autarquia vai dar a conhecer as potencialidades e problemas com que se depara o concelho, esperando da visita algum resultado junto da Administração Central, nomeadamente para a resolução de alguns problemas que teimam em não ser resolvidos. É uma oportunidade de aproximação do poder central à administração local e à comunidade, refere Ricardo Pereira Alves.Durante a visita, o edil de Arganil, espera dar a conhecer as potencialidades e os pontos fortes do concelho, mas espera, antes de mais, alertar para a necessidade de resolução de problemas que são da responsabilidade da Administração Central. No topo da lista de preocupações estão as acessibilidades no concelho, em especial a EN342, assunto que será debatido durante a visita à freguesia de Coja. A estrada que liga Lousã, Góis e Arganil que é um velho anseio das populações, não só de Arganil. Certa é também a abordagem à necessidade de ligação da EN342 a Coja, uma obra que, de resto, foi prometida por um governante e para a qual já se começou o estudo prévio que neste momento está parado. Os incêndios do ano passado e a enxurrada que em Julho destruiu parte da aldeia são motivos fortes para o autarca de Arganil pedir ajuda ? mais uma ? para resolver o problema das estradas de Piódão.O último ponto de passagem do governador civil será a Capela de S. Pedro, classificada como Monumento Nacional desde 1931. Será a última, mas não menos importante visita de Henrique Fernandes no concelho de Arganil. A intervenção é urgente, é da responsabilidade do Estado.
O período da tarde é reservado a uma visita às freguesias de Pomares e Piódão, esta tendo como temática a conservação/intempéries, a primeira com uma breve caracterização do turismo no concelho de Arganil. Um turismo que já se vai concretizando, mas que precisa ainda de ganhar algum potencial em oferta. É preciso, acima de tudo, «qualificar os espaços e estabelecer uma boa ligação entre esses espaços. Um circuito turístico importante será a ligação entre Benfeita (alvo de obras de requalificação no âmbito do Programa das Aldeias de Xisto), Piódão, Fraga Pena e Mata da Margaraça.
Amanhã a visita começa em Arganil, onde o edil vai dar a conhecer dois importantes projectos: o futuro Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, um espaço onde vai nascer uma incubadora de empresas e laboratório de cariz tecnológico, que neste momento está em estudo com a Universidade de Coimbra, e a piscina aquecida que deverá nascer na antiga Cerâmica Arganilense. Este será um espaço de turismo e lazer, um «projecto ambicioso de requalificação ambiental e paisagística» e para o qual há um estudo prévio «praticamente concluído», explica o autarca. Mais potência para central de biomassa, porque Arganil é um concelho com uma densa mancha florestal que importa explorar, a biomassa será o tema em destaque na visita a S. Martinho e Pombeiro da Beira, as duas freguesias localizadas na Barragem das Fronhas e para a qual o Governo deu luz verde para a instalação de uma central de biomassa. A matéria que temos justifica uma central, diz o autarca que sublinha, no entanto, que a voltagem permitida de três megawats é manifestamente insuficiente, logo, conclui, não é um investimento rentável. É por isso que vai aproveitar a visita do governador civil para ?reivindicar? cinco megawats para a central de biomassa que possa vir a ser erguida na Barragem das Fronhas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não está essa Cãmara endevidada? Na tomada de posse do novo autarca, este referia-se a issso. Afinal é só fumassa.