quarta-feira, setembro 06, 2006

PENACOVA-Filme holandês passa por Penacova

Foi o deslumbramento pela paisagem que levou o realizador holandês Erik Bruyn a escolher Penacova para gravar algumas cenas de ?Nadine?. As filmagens decorreram anteontem e ontem toda a equipa partiu rumo a Setúbal, para continuar o trabalho"Nadine". Assim se chama a mais recente produção do realizador holandês Erik Bruyn. A película está ainda em fase de filmagem e um dos locais escolhidos para rodar cenas do filme foi Penacova. Anteontem, durante todo o dia, uma equipa composta por cerca de 50 pessoas, entre equipa técnica e artística, esteve em Penacova a gravar algumas cenas do filme. Entre elas nomes conhecidos do panorama cinematográfico português, mas também figurantes locais a quem o realizador entendeu dar a oportunidade de participar, agradecendo desta forma a excelente colaboração da autarquia de Penacova na realização do filme.
O realizador achou por bem imortalizar Penacova numa obra dele, explicou Teresa Sampaio, uma das técnicas portuguesas envolvidas nesta co-produção entre a Holanda, Bélgica e Portugal
A ponte de Penacova, o Largo do Terreiro e o Hotel Palacete do Mondego foram os locais seleccionados por Erik Bruyn para rodar. A vila de Penacova foi escolhida entre um vasto leque de localidades visitadas pelo realizador. A escolha, explicou Teresa Sampaio, teve tão só a ver com o facto da paisagem ser deslumbrante» Mas nem só em Penacova se rodaram cenas. A equipa já passou por Manteigas e Seia e ontem a partida fez-se rumo a Setúbal, para, posteriormente seguir para Aljezur onde tem lugar o final do filme.A passagem por Portugal marcou o arranque das filmagens, apesar de ser aqui que o filme termina. Esta foi uma opção do realizador que, do nosso país parte depois para a Holanda e Bélgica.Monic Hendricx é Nadine, a personagem principal do filme com o mesmo nome. A ela juntam-se vários actores internacionais, mas também alguns nomes portugueses, como Ricardo Pereira, Isabel Ruth, Beatriz Batarda, Nuno Melo e Frederico Baeta. Nadine é uma mulher que sempre pôs a sua carreira acima de qualquer interesse. Aos 42 anos depara-se com a morte dos pais, o que a põe em estado de depressão, chegando à conclusão que nunca foi verdadeiramente mulher. Um dia encontra um ex-namorado com um filho. Nadine rapta o bebé e é aí que Portugal começa a entrar no filme. Nadine foge com medo da polícia e passa por locais como Manteigas, Seia, Penacova, Setúbal e Aljezur, onde fixa alugando uma casa de férias a uma mulher de quem se tornou amiga. Em Aljezur travou também amizade com uma outra mulher. Até ao dia em que está na praia, com o bebé a dormir, e assiste a uma discussão da sua amiga com o vendedor dos gelados. Tentando ajudar, Nadine vai em auxílio da amiga, pedindo a um casal que olhe pelo bebé que dorme. O casal vai á água e a outra amiga, chegando à praia e vendo o bebé só, leva-o para casa. Nadine julga tratar-se de um rapto, tal como ela fez ao seu ex-namorado. Sentiu a dor da perda de alguém que se ama, por isso resolve devolvê-lo aos pais. Segundo Teresa Sampaio, o filme deverá ser montado este ano, esperando que em 2007 possa chegar às salas de cinema.

Nenhum comentário: