domingo, setembro 10, 2006

Estrada da Beira - Aplaude-se a retirada dos semáforos

Este Blog rejubilou com as notícias sobre a possibilidade de retirar a sinalização semafórica da Estrada da Beira. Em causa está quase um tira-teimas com a Direcção de Estradas e um empurrão nas costas do culpado das obras mal feitas que se fizeram nesta estrada.Os semáforos de controlo de velocidade foram colocadas. As estruturas estão montadas, o equipamento instalado e só falta mesmo accionar o botão para que o vermelho, amarelo e verde passem a colorir a Estrada da Beira e acompanhar a rotina da viagem que quem ali circula.
Todavia, a Direcção de Estradas está, a equacionar a possibilidade de proceder à retirada deste equipamento, desistindo da activação dos semáforos de controlo de velocidade, entre a Ponte da Portela e S. Miguel de Poiares. Tudo porque os objectivos pretendidos, em termos de segurança de circulação e redução da sinistralidade, foram conseguidos com a situação actual, ou seja, traços contínuos e passeios. De acordo com aquele organismo, a inviabilização das ultrapassagens perigosas, bem como o efeito psicológico dos passeios, ao indiciarem a possibilidade de circulação de peões, têm funcionado como factores de gestão eficazes, sem necessidade de recorrer à sinalização semafórica. A avaliação ainda está, todavia, a ser feita.
Jaime Soares, paladino e mentor desta Estrada da Beira, manifesta-se agora mais satisfeito porque alguem vai corrigir as asneiras que provocou. O autarca de Poiares que prejudicou os seus colegas da Lousã, de Miranda do Corvo, de Gois e ate mesmo da Pampilhosa, que queria fazer deste troço uma pista de Formula 1 sempre se assumiu frontalmente contra a sinalização horizontal, vertical e semaforização. A Direcção de Estradas é que não foi na conversa e não podia. Ha legislação hoje em dia que é para cumprir. Com a fortuna que se já gastou naquela estrada há que aplicar-lhe todas regulamentações de segurança. Foram as maluquices de Jaime Soares que transformaram esta estrada numa "via de subdesenvolvimento", pois para percorrer 22 quilómetros chega a demorar-se mais de 60 minutos, entre S. Miguel de Poiares e Coimbra, ou vice-versa.
Depois das asneiras, só quer agora soluções equilibradas e ajustadas à realidade em vez de lutar por um novo traçado entre a Ponte Velha e Coimbra pela Serra.
Traçado que toda a gente defendia excepto este autarca e por isso é acusado pelos seus colegas das outras autarquias como o grande culpado em provocar um atrazo de mais de 20 anos á região.
Ainda anda a carpir os 8 Kms de terceiras vias. Havia de ser bonito...como naquele dia que em Ceira se interrompeu a estrada com aqueles kms de filas.
Nem vê que ficam quase tão caras e morosas, como um novo traçado entre a Ponte Velha e Coimbra.

3 comentários:

Anônimo disse...

No tempo de salazar andavamos 25 anos atrazados, no de Jaime Soares, andamos 30 e tal. Que se pendurem os das Medas e das D.ª Elviras na Ponte sobre o Mondego, ou se faça marcha lenta sobre Coimbra. Só agora é que viram os erros. Se continuamos a ser miopes, não vamos a lado nenhum. Acordem, pessoal de Poiares...

Anônimo disse...

Os de poiares só tem o que merecem, por isso colocaram o BARBAS no lugar que permitiu um maravilhoso e sem igual "desenvolvimento" do nosso concelho. Agora reclamam, mas quando é nas eleições aplaudem. O que é que querem? Aturem-no!

Anônimo disse...

E quem paga agora os semaforos? Era boa ideia traze-los para a zona industrial para controlar a velocidade dos aceleras ou para embelezar a Rotunda dos Bombeiros.
Ate tinha piada.