A estrada entre a Ponte Rainha Santa Isabel e a Ponte da Portela, com ligação directa à Estrada da Beira, deverá ser aberta ao trânsito até ao final deste ano.Com um atraso de nove meses em relação à data prevista de conclusão de obras, anunciada aquando da adjudicação, o troço do IC3 - com uma extensão de 2,4 quilómetros em traçado paralelo ao Rio Mondego - revelou?se um ?bico de obra? face aos problemas que os engenheiros detectaram no terreno.
A conclusão da empreitada está prevista para o 4.º trimestre do corrente ano, estando a ser executadas as bacias de decantação, que devido às condicionantes físicas existentes originaram alteração da data prevista de abertura ao tráfego. Na realidade, desde o início dos trabalhos, a cargo da construtora Teixeira Duarte, que se temiam dificuldades em ultrapassar a pouca consistência das terras das margens por onde passa a estrada, acompanhando a curva do leito do rio naquele local. Aliás, por isso mesmo, todas as intervenções realizadas durante a construção deste lanço do IC3 foram sendo monitorizadas pelo Ministério do Ambiente, como anunciou, em Maio do ano passado, a entidade adjudicante. Este tipo de empreendimentos passa por um crivo muito apertado do MA devido à proximidade do leito do rio e por estar integrado numa zona verde.O traçado contempla, não só duas faixas de rodagem em cada sentido com separador central, como também vias colectoras de um único sentido, sobreelevadas em relação à estrada principal, para acesso local. Orçado em 17 milhões de euros, todo o traçado tem uma cota superior aos terrenos da beira?rio, uma vez que a infra?estrutura viária nasceu em leito de cheia, como confirmaram os próprios técnicos. As ligações viárias previstas contemplam - além dos acessos às pontes Rainha Santa e Portela - oito outras ligações ao Pólo II da Universidade e à Urbanização da Quinta da Portela que está em desenvolvimento acelerado.Do lado Poente, como foi necessário conciliar o projecto da estrada com a estrutura de captação de água da Boavista, foi escavada uma galeria com cinco metros de profundidade, onde foi instalada uma nova conduta de abastecimento, dirigida às urbanizações do Pinhal de Marrocos e parte da Quinta da Portela. A escavação desta galeria revestiu?se de alguns cuidados técnicos porque, embora o solo seja rochoso, não foi possível utilizar explosivos, devido às captações de água existentes.
Um comentário:
Qual ponte Rainha santa Isabel, qual carapuça !
Vai para Coimbra dizer... e depois queixa-te !
PONTE EUROPA, meu cara !
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