quarta-feira, janeiro 10, 2007

SEMANA DA CHANFANA


Semana da Chanfana de 12 a 21 de Janeiro
Poiares prepara-se para receber nos próximos dias milhares de amantes da boa mesa e da gastronomia tradicional. Com a adesão de seis restaurantes do concelho, a Semana da Chanfana começa amanhã e prolonga-se até ao dia 21, conjugando na perfeição com as comemorações da restauração em definito do concelho, que se assinala a 13 de Janeiro, feriado municipal.
O dinamismo da Confraria da Chanfana com a drª Madalena Carrito à frente, está imparável.
Vai haver chanfana para todos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se a ASAE aparecer por cá, ainda vai fechar os restaurantes todos. Até o Confrade fechará como da ultima vez.

Anônimo disse...

Mais um ano fui revisitar os meus familiares e Poiares e aproveitei para aceitar o convite e comer uma chanfana.
Fiquei deveras satisfeito tanto com o atendimento como com a qualidade, surprendido quando fui presenteado com o poiarito, que por acaso era muito bom.

Anônimo disse...

Para o Sr. João Almeida:
duas perguntinhas apenas: a chanfana que comeu foi em casa dos seus familiares, não foi? (espero, honestamente, que sim)... é que anda por aqui umas cabritas um tanto ao quanto doentinhas. A doença é mental mas de qualquer forma, mais vale prevenir do que remediar; a segunda pergunta é: o que é um "poiarito"? Sou de Poiares há muitos anos e nunca ouvi as minhas já falecidas avós falarem nesse nome; perguntei a minha mãe mas ela também não faz ideia, respondeu-me que deve ser alguma coisa "importada do estrangeiro".

Anônimo disse...

Poiarito como rima com carrito, deve ser uma coisa que o jaime inventou pra dar à carrito.
Só pode. Como já não dá mais nada pra caixa, dá só pro poarito,

Anônimo disse...

Já entendi!
Poiarito é a divisão e a junção das dividas metades de Poiares por carrito ou seja: metade é de Poiares a outra é de carrito (carro pequeno, entenda-se)ou seja ainda:
Poia(res)+ (car)rito=Poia+rito. Está certo, fiquei deveras esclarecido.
Ainda bem que a nossa terra chama-se Poiares imaginem se, se chama-se Poiores!!!
Obridado "da raça Poiarense".
O Senhor João Almeida não respondeu paciência... Quem sabe, talvez já tenha voltado para o Estrangeiro (quem sabe foi investigar a origem do "poiarito".

Anônimo disse...

leia-se "chamasse" e não chama-se.
Nada de confusões!

Anônimo disse...

Sabem que a boa chanfana é feita de carne de cabra velha? Como é que ela em Poiares pode ser boa, se as «cabras», são de meia idade, embora rechonchodinhas.