sexta-feira, setembro 30, 2011

Presidente da autarquia sadina apoia Jaime Soares como bombeiro

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria de Dores Meira, junta-se so aos 22 autarcas responsáveis por corpos de bombeiros voluntarios que integram a comissão da candidatura do bombeiro Jaime Marta Soares à direcção da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a eleger no próximo mês de Outubro. A candidatura já foi formalmente entregue na sede da confederação, em Lisboa, ao vice-presidente da mesa dos congressos, Agostinho Teixeira. A comissão de honra desta candidatura sera presidida pelo padre Melícias, que é uma figura ja decorativa da LBP, e alguns autarcas de diferentes sensibilidades políticas, associando-se-se a um conjunto não significativo de dirigentes e elementos de comando de associações e corpos de bombeiros do país. Esta candidatura não merece quase consenso nenhum, apesar da benção do Melicias que não sabe onde anda metido.

terça-feira, setembro 27, 2011

Eleições na Liga dos Bombeiros

Jaime Soares insiste e quer ser presidente contra a vontade da maioria dos bombeiros portugueses. Ninguem lhe perdoa as asneiras feitas mesmo como comandante de Poiares. O celebre fogo que ia dizimando a cidade de Coimbra e que começou aqui bem perto, é o grande paradigma da incompetência.

Os bombeiros ja estão fartos de lhe serem comparados e de serem os bombeiros do ramo de pinheiro. Isso era ha 40 anos. A maioria dos comandantes ja não se querem sujeitar a esses epitetos.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Quem multa o Município?

AddThis Social Bookmark Button

Um Mau Exemplo

Quem multa o Município?

A imagem é degradante, o cheiro nauseabundo e uma nuvem de moscas. Estes são os elementos apreciáveis da paisagem Poiarense para quem passa junto do ponto de recolha de lixos, providos de "gamelas" identificadas e criado pelo Município junto à estrada Poiares/Pinheiro. É mais um crime ambiental do conhecimento de todos, mas para a entidade que criou e gere o assunto o ambiente e a saúde pública são de somenos importância ............ não dão para "botar" discurso de pompa e circunstância, nem "penacho" e nem ninguém para acusar de emperrar o desenvolvimento do concelho.

Os Poiarenses sabem e têm conhecimento disto, mas não denunciam. Por entender que estes assuntos são mais importantes do que a poeira que diáriamente nos nos é atirada para os olhos, deixo um registo fotográfico e em vídeo, para que todos saibam que para além do folclore existe uma realidade chocante de má gestão dos nossos interesses comuns, mesmo à nossa porta.
Afirmo aqui publicamente, que não é por me ofenderem por palavras e/ou oferta de "porrada" que deixarei de denunciar os factos que julgue entender o merecerem, porque cidadania é não ter "medo" de opinar e denunciar o que está mal.
A ERSUC, com um funcionário presente na altura da recolha das imagens, apenas recolhe o que é colocado nos contentores próprios colocados no local, de pequena dimensão e inadequados para a quantidade de detritos colocados ali diáriamente.

segunda-feira, setembro 19, 2011

POR UM CIDADÃO EXEMPLAR

Sauda-se aqui o aparecimento de um blogue poiarense de um elemento que viveu de perto as democracias poiarenses no post 25 de Abril.
Pessoa que sofreu na pele,as diatribes de um tal democrata exemplar. Ora vejamos um dos posts do referido blogue.
Relata aqui o pesadelo que sofreu o tambem meu amigo Rui Lima, pois era assim que eu o tratava. Não ha duvida que um homem bom como era não merecia o tratamento que lhe foi dado por um miseravel e execravel personagem que ainda vai cohabitando por aqui por Poiares.
Diz então o Jorge Gonçalves no seu Blog bau da Histrionia:

Há amigos que se ausentam, que nos deixam um vazio indolor de ternura e imensa saudade.
O Senhor Rui Manuel, deixa-me isso e um grito de revolta da forma indigna e infame como foi tratado por determinado “organograma” político. Lembro que acocorado nas suas costas o actual sistema atingiu o poder. Era uma Individualidade estimada por todos os seus concidadãos.
Antes e depois do vinte e cinco de Abril o Senhor Rui Manuel representa para cada um de nós Poiarenses não a tão propalada raça, mas a alma mater de quatro ou cinco gerações. Dedicou toda a sua vida à causa pública com abnegado espírito de solidariedade e presença constante. O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos atletas que galhardamente honraram a camisola da Associação Desportiva de Poiares.O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos cidadãos que vestiram a farda da Filarmónica Fraternidade Poiarense.O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos Soldados da Paz – Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.etc. etc. etc.O Senhor Rui Manuel foi o cartão de crédito, destas Instituições todas. Ao longo da sua vida. O Senhor Rui Manuel foi o Embaixador do Aposento que nos representa como estatuto de concelho. Não havia dinheiro para… a sua presença trazia. O Senhor Rui Manuel é um homem extraordinário – porque quem morre com a dignidade de não permitir a presença de quem lhe esquartejou a alma aos pedaços e deixou o seu bom nome manchado nos areópagos da política - na casa de Deus - para o acompanhar para a sua última morada, demonstra lucidez e decência de carácter.
Mesmo no seu silêncio soube ser digno das suas mais profundas convicções. Porque ali estava o mesmo homem que foi em vida. Simplesmente inerte e em silêncio. Nos últimos anos da sua vida, tive a honra e o privilégio de partilhar espaços caminhados em comum com recheios de alegrias e tristezas, com vitórias e derrotas… e fiquei a saber porque um sufrágio pariu outro após um apagão… entre outras coisas mais… e por cada vez que nos víamos e falávamos, isso originou uma cumplicidade que nos permitiu trocar imensas confidências e diatribes… Era sinceramente um amigo que admirava e respeitava.
Corroía-lhe as entranhas como tinha perdido o seu mandato ea reforma com que vivia. Um dia depois de comprar o Semanário Expresso – a um sábado
– encontrei-o muito debilitado perguntando – lhe se o queria que acompanhasse a casa.
Respondeu-me: “que não”…”que precisava era de se sentar um bocado e descansar”. Fiz-lhe
companhia e simplesmente o ouvi. Falou de variadas praxes e descreveu uma situação que de
todo me deixou perplexo. Fiquei estupefacto.
Pediu – me sigilo. E possessivamente concitou – me: - “… só dás a conhecer tal situação se a pessoa em causa tiver a coragem de denunciar tal atrocidade e depois testemunhas que eu te disse...” Assim será. Falamos.
Falamos muito depois da tal notícia… “...queria ver gente diferente naquela casa, sem cor...”.
Reparou no relógio e levantou – se e proferiu: “vou às sopas e aturar o meu “Bin Ladem”, nome com que carinhosamente tratava o seu neto por causa da sua inquietude. Despedimo-nos, até ao dia que o vi na Igreja de Santo André. Fiz questão de ir devidamente fardado, porque me tratava simplesmente por “Jorge carteiro”.
Por este Homem a sua memória obriga-nos a dar militância à cidadania, e corajosamente abrirmos um espaço de circunspecção para reflectir e saber quais os objectivos que pretendemos para o nosso Concelho. No intuito de apresentarmos uma candidatura Independente ao Município de Vila Nova de Poiares. Apelo a todos que estejam imbuídos deste espírito, a deixar de lado a “partidarite aguda” e colocar as mãos à obra, já a dois anos de tal evento. Quem tem medo de ser cidadão na sua plenitude!?Quem nos cede um espaço?
Quem nos oferece uma mesa? Quem nos oferece as cadeiras? Eu estou disponível para avançar para
tal aventura agora. E Tu!? E você!?

quarta-feira, setembro 14, 2011

La como cá ....

As coincidencias são enormes....
Video impedido nas ultimas eleições, mas o tribunal so agora deu razão ao requerente PND.

terça-feira, setembro 13, 2011

Mais uma de Cabo de Esquadra

De uma poiarense de raça no Verdadeiro Poiares do FB

Bom dia!Como não podia deixar de ser, vou contar as novas aventuras em V. N. Poiares.

Ontem por volta da hora de jantar, lateralmente ao recinto da Poiartes - Feira de Artesanato, o artista Ruizinho de Penacova, após um insistente pedido de amigos pegou na sua concertina e começou a cantar desgarradas dentro de um Edificio, mas para quem não o conhece, o Ruizinho de Penacova é um artista que arrasta muita gente para a sua beira, e como Poiares não é excepção, também aqui ele juntou muita gente, pessoas essas que o "arrastaram" para a rua devido à estrutura do edificio ser demasiado pequena para todas as pessoas que o queriam ouvir. Então lá veio ele, tocou, cantou, pôs as pessoas a cantar, a rir, aplaudir, resumindo um ambiente exemplar de festa, que conseguiu juntar cerca de 100 pessoas (ou mais, é um numero dificil de precisar, mas garanto que quem passava, ficava).

Após algum tempo de animação, Vem uma funcionária da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, informar o artista que não podia estar ali a tocar, porque a Câmara tinha contratado uma banda (filarmónica composta 7 pessoas) e não o Ruizinho, e a "sua" não tinha ninguém a assistir. Ora todas as pessoas que ali estavam mostraram logo o seu completo desagrado com mais um exemplo do "EU QUERO, EU POSSO E EU MANDO" do nosso ilustre e ÚNICO presidente que alguma vez conheci um V. N. Poiares. Ouviram-se comentários como "Valias mais tu no palco que aquela banda que lá esteve ontem..."Sinceramente, ditador", entre outras menos agradáveis.

De seguida vou eu jantar na companhia de amigos e o artista Ruizinho de Penacova e imaginem quem se senta ao nosso lado ( sem ser convidado), pois claro Sr. Jaime Soares o nosso Presidente, quem mandou parar o grupo de concertinistas de Proença-a-Nova para poder ouvir o Ruizinho de Penacova, Incrédulo (cerca de uns 30minutos antes tinha-o mandado parar!). Então o Ruizinho humilde como é, lá pegou na concertina do grupo atrás referido, e mais uma vez, juntou mais de 300 pessoas em seu redor pelo recinto das Tasquinhas - mercado Municipal.
Agora digam-me se isto é normal... Se o rapaz não podia ter continuado a tocar GRATUITAMENTE para a raça Poiarense.

segunda-feira, setembro 12, 2011

PAGA E NÃO BUFES, mesmo em tempo de Crise

X CAPÍTULO DA CONFRARIA DA CHANFANA
Chanfana comemorou 10 anos de vida com 85 confrarias e embaixadores de “luxo”. Ruy de Carvalho, Madalena Iglésias e o padre Fontes foram algumas das personalidades de referência entronizadas numa cerimónia que se prolongou por todo o dia de ontem.

«Nos 35 anos de carreira que tive em Portugal jamais tive uma atenção e um prémio como este. Nunca fui confreira de coisa nenhuma no nosso país. É a primeira vez e sinto uma grande satisfação, uma grande honra e até fiquei comovida.» Palavras de Madalena Iglésias, a eterna vencedora do Festival da Canção e que se tornou ontem uma dos nove confrades de honra entronizados no X Capítulo da Confraria da Chanfana, garantindo que, uma vez que vive perto de Barcelona, «a promoção da chanfana em Espanha começou agora».

Uma cerimónia que teve lugar ontem no Centro da Vila de Poiares depois de uma concentração no Jardim da Raça do Jaime Soares, no final da missa cantada , e de um desfile de trajes pela vila, que fez jus aos dois anos de espera por um capítulo externo em que a fome ja espreita, acolhendo em Vila Nova de Poiares 85 confrarias nacionais e estrangeiras, distinguindo algumas das confrarias que acompanharam todos os capítulos abertos da Confraria da Chanfana e formalizando um protocolo de cooperação com confrarias afilhadas.

AQUI POIARES UM SUCESSO . PARABENS

UM ANO ........ 2 500 000 VISITANTES.

Estes são os números deste portal, após a sua remodelação em 13 de Setembro de 2010 chegámos a este número, um ano depois. Nunca em Vila Nova de Poiares qualquer orgão de informação (existente e/ou extinto) conseguiu tal feito.

Fruto de um trabalho que aposta na divulgação das actividades do Concelho, recorrendo às fontes possíveis e algum trabalho próprio, mas longe ainda de um dos objectivos iniciais (a participação das colectividades), os números falam por si.
Esta é uma aposta ganha também para quem usa os nossos espaços publicitários, suporte do mesmo, pela visibilidade proporcionada. Nestes tempos difíceis queremos “aqui” manifestar o nosso agradecimento àqueles que apostam em nós, estes números são um prémio dedicado especialmente a eles.
Vamos iniciar um processo de remodelação e renovação de diversas áreas do portal, de modo a proporcionar uma melhor informação sobre a nossa terra e uma oferta diferente e melhorada na apresentação do tecido empresarial. Esteja atento.
Este portal é aberto à participação de todos, com artigos de opinião, notícias das diversas localidades, festividades, etc ............. participe .... enviando-nos os seus conteúdos e/ou publicando-os directamente após um registo no site.
Participe, o portal é de todos nós!
A todos aqueles que nos visitam regularmente o nosso obrigado. Vamos tentar fazer melhor com os meios de que dispomos, apostando numa maior intervenção assente em inquéritos, artigos de interesse geral com reportagem fotográfica e artigos de opinião estes, contando com a participação de quem os queira produzir, sendo enquadrados por tema, filtrados e com o autor identificado por registo no portal. Estamos conscientes que, como durante este ano, iremos encontrar e ultrapassar os obstáculos que a informação, divulgação e a opinião sobre a nossa vivência comum e a nossa terra nos tem trazido, mas é um facto que aqueles que não concordam com alguns artigos publicados, têm a liberdade de produzir e nos enviar os seus para publicação, num garante que o debate de opiniões é a melhor forma de solidificar uma democracia.

Mais outra . Mas quem lhe ecomendou o Sermão

Jaime Soares, ainda responsável pela área da protecção civil em Poiares, considera que alem dos poiarenses, os portugueses não têm condições para pagar mais taxas.
Esta é uma reacção à proposta do categorizado presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, de criação de uma taxa municipal no financiamento dos bombeiros e protecção civil.
Na prática seria apenas a aplicação de uma taxa que já está prevista na lei, mas que a maioria dos municípios opta por não cobrar, por birra e dada a sua insignificância em termos financeiros, considera Jaime Soares.
«Em muitos municípios, quase não daria para os custos administrativos de lançar essa taxa» apesar de haver gente a mais nos municipios como o de Poiares.O que interessa é ir lançando a confusão e dizer que ainda está a estrabuchar quer queiram quer não.

sábado, setembro 10, 2011

Secretário de Estado inaugurou XXX FICABEIRA em ARGANIL


PDF

O Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Simões Júlio, deslocou-se, no dia 06 de Setembro, a Arganil onde presidiu à cerimónia solene de inauguração da XXX FICABEIRA e Feira do Mont´Alto 2011, com o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa lembrou, a todos os presentes, que as reformas que se pretendem fazer visam dar uma nova trajectória para um melhor futuro “Portugal parecia um barco, sem trajectória, sem rota, sem rumo, mas o novo comandante já traçou um novo caminho” e que “a anterior rota levou-nos à actual situação, e o compromisso com a Troika, obrigou-nos a tomar medidas drásticas”.

Acrescentou ainda que “por ser um barco pesado, todo o movimento que é feito, é feito lentamente, mas o novo percurso será em marés mais auspiciosas e prósperas para Portugal”. “Por isso, devemos olhar para aquilo que pode ser feito e não para aquilo que foi feito” disse.

Aproveitando a ocasião anunciou que dentro de dias irá ser apresentado o Documento Verde, um dossier do Governo para preparar a reforma da Administração Local, "que será basicamente o ponto de partida para um debate em que queremos receber contributos dos cidadãos, autarcas e organismos".

Assim, visando receber o maior número de observações construtivas, irá estar disponível no sítio da Direcção-Geral das Autarquias Locais, um espaço, para que todos possam emitir a sua opinião.

Acrescentou, ainda, que esta Reforma é ambiciosa, estrutural, de gestão, territorial e política, assentando em quatro eixos: Sector Empresarial Local, Organização do Território, Gestão Municipal e Intermunicipal e Democracia Local.

A sessão solene contou com a presença de várias individualidades, nomeadamente o Deputado do PSD, Eng.º Maurício Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Hospital, Prof. José Carlos Alexandrino acompanhado do seu Chefe de Gabinete, Prof. Artur Abreu, e o Sr. Vice-presidente da CM Tábua, Mário Loureiro.

Não se percebe a ausencia do presidente de Poiares. Não estaria interessado em ouvir o Secretario de Estado ou ja ninguem lhe passa cartão?

Suspensão do IC3:

O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CINPIN), que representa 14 câmaras, expressou hoje (dia 09) uma posição em defesa da construção do troço de Coimbra do IC3, considerando “uma obra estruturante dum território sistematicamente discriminado e um instrumento fundamental para o seu desenvolvimento, sendo imprescindível para a ligação ao principal centro polarizador regional”.

Face a notícias que o Governo poderá prescindir da construção do troço do IC3 entre Condeixa e Coimbra, que está incluída na concessão do Pinhal Interior, a CINPIN, através de uma posição subscrita pelo presidente do Conselho Executivo,João Marques (presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande manifesta “discordância relativamente a eventuais adiamentos ou suspensão das referidas obras”

“A perspectiva sobre a concessão do Pinhal Interior não deve reduzir-se apenas ao IC3 como tronco alimentador de tráfego, mas envolver todo um conjunto rodoviário de penetração transversal, numa região que apresenta os níveis de acessibilidade concelhios mais baixos do país”, refere a CINPIN.

Para esta comunidade intermunicipal, “é fundamental e urgente a melhoria da conectividade desta malha rodoviária para o aumento da competitividade da economia regional, bem-estar das populações e para travar as indiscutíveis e cada vez mais profundas assimetrias entre o litoral e o interior”.

A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte é constituída pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.

O tique dos óculos

O tique dos óculos

Imagem surripiada na net

O senhor doutor Miguel Relvas, ilustre membro do actual Governo do país que somos, tem um pequeno tique quando argumenta e dá de barato as suas verdades. É assim: tira os óculos que usa para ver melhor (lembrei-me agora da estória da menina do capuchinho vermelho, daquela parte onde o lobo “fala”, depois de ter engolido a avozinha…), e usa-os como prolongamento dos gestos.
Se o gesto “é tudo”, então estamos conversados quanto à força da certeza com que, um dia destes, o senhor doutor Miguel Relvas interrompeu o meu jantar (fiquei de boca aberta, com o arroz de tomate equilibrado no garfo a meio da viagem!), anunciando que tinha sido detectada uma "falcatrua" das grandes – das grandes não, das muito grandes! – no Instituto do Desporto de Portugal, do tempo do Governo de um “tal Sócrates”.
Leio no “I” online de hoje (gosto deste jornal – porque será?):
Segundo o ministro, facturas não contabilizadas que os actuais responsáveis do IDP encontraram "escondidas" numa sala trancada do instituto e que somam, no total, mais de 6,78 milhões de euros. O número teve efeitos quase sísmicos. Afinal a história tem menos mistério…”!
Estão a ver porque interrompi a garfada de arroz de tomate?
Isto aconteceu há dias, mas pelos vistos, das “687 facturas por pagar”, só 40 aguardam decisão superior e estão devidamente “registadas”!
Escreve o jornalista que assina a notícia:
“A montanha pariu um rato…”!
Pois… bem me parecia que o “escândalo” não tinha a dimensão dos montinhos que a toupeira teima em erguer no meu quintal – e terminei o meu jantar que, como disse, constava de arroz de tomate e carapaus fritos, dos pequeninos (na "ementa" dos meus gostos também havia pratos de cherne, tamboril e outras peixes a condizer com a bolsa do senhor doutor Miguel Relvas…).
Ai, ai… senhor doutor. Que tal retratar-se junto dos "acusados", "prolongando os gestos"?
Ler tudo:
http://www.ionline.pt/conteudo/146966-facturas-do-desporto-afinal-eram-apenas-40

quinta-feira, setembro 08, 2011

O May Be Man ...

Sem chegar a ser chave para nada, o May be man ocupa lugares chave na governação das coisas de todos nós.Foi-lhe dito para ser do partido. Ele aceitou por conveniên­cia. Mas o May be man não é exactamente do partido no Poder. O seu partido é o Poder.
Assim, ele veste e despe cores políticas conforme as marés. Veste e despe os seus lideres politicos. Porque o que ele é não vem da alma. Vem da aparência. A mesma mão que hoje levanta uma bandeira, levantará outra amanhã. E venderá as duas bandeiras, depois de amanhã. ~
Afinal, a sua ideolo­gia tem um só nome: o negócio. Como não tem muito para negociar, como já se vendeu terra e ar, ele vende-se a si mesmo.
E vende-se em parcelas e em qualquer coisa que lhe cheire. Cada parcela chama-se “comissão”.

Escola de S. Miguel de Poiares

Pais de São Miguel de Poaires vão boicotar início das aulas

Objectivo é pressionar a Direcção Regional de Educação relativamente à anunciada redução do número de turmas de quatro para três

Os pais dos alunos da Escola do 1.0 ciclo de São Miguel de Poiares reuniram e decidiram, por unanimidade, «boicotar a presença dos seus filhos nas aulas, que se iniciam formalmente no próximo dia 16». Uma decisão tomada terça-feira e que se prende com a redução do número de turmas, de quatro para três, decidida pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). O objectivo dos pais é garantir a contratação de «um professor para leccionar o primeiro ano do 1.º ciclo» naquela escola, repondo o que consideram ser a «normalidade educativa de um professor para cada ano de ensino».
O objectivo deste boicote às aulas na Escola de São Miguel é, de resto, claramente assumido pela Associação de Pais que, numa missiva envida aos órgãos de comunicação social, afirma que o objectivo é «pressionar as entidades públicas a rever a posição de redução do número de turmas e a distribuição dos alunos do 1.0 ano pelo 2.0 e 3.0 anos», pois, sublinham, esta «decisão significa um retrocesso pedagógico».

quarta-feira, setembro 07, 2011

Poiartes2011 centra atenções a partir de sexta-feira

De 09 a 12 de Setembro “todos os caminhos do artesanato e gastronomia vão dar a Vila Nova de Poiares”, com a realização da POIARTES 2011, numa organização da Câmara Municipal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares e a Confraria da Chanfana.

Os promotores do evento esperam “milhares de pessoas em Poiares para visitar este certame que é o espaço, por excelência, onde se mostra o que de melhor se faz no concelho, na região e no próprio país, não só em termos de artesanato, mas também de gastronomia”.

“É a importância e o peso do artesanato, em todas as suas vertentes, não só a nível regional como nacional, que tem ditado o sucesso desta feira, atingindo uma dimensão de tal forma significativa que a coloca ao nível das melhores do país nesta área”, refere uma nota da autarquia.

“À semelhança das edições anteriores, a instalação da feira será feita em pleno 'coração' da vila, conferindo assim ao certame uma maior visibilidade e maior envolvência com o comércio local, numa perspectiva absolutamente inovadora e dinamizadora”, destaca a organização.

O programa desta edição é bem recheado de actividades e animação com a presença de artistas como José Malhoa, o grupo The Lucky Duckies ou Miguel Gameiro.

A par destes haverá também animação de rua durante todo o dia, e todos os dias, com grupos como o Grupo de Concertinas da Lousã, Zé Preto, Musical Poiarense, Bandinha da Amizade e Grupo de Concertinas da Sertã.

Na POIARTES 2011 haverá ainda um espaço totalmente dedicado aos mais pequenos, com uma animação permanente e onde serão dinamizadas várias actividades lúdico-pedagógicas.

O certame será inaugurado pelas 19 horas da próxima sexta-feira, acolhendo a XXII Feira Nacional de Artesanato, a XII Mostra de Gastronomia, o X Grande Capítulo da Confraria da Chanfana e também o XVII Festival Nacional de Folclore, onde actuarão o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares, Grupo Folclórico Portomar (Mira), Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, Grupo Folclórico e Cultural da Póvoa da Abraveia e o Rancho Folclórico da Pampilhosa da Serra.